Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Vendas nos shoppings Multiplan crescem 6,8% no 4º trimestre de 2019

Redação de Redação
19 de fevereiro de 2020
no Malls, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Jundiai Shopping Multiplan

Os resultados da Multiplan no quarto trimestre de 2019, divulgados nesta segunda-feira (17/02), mostram aumento nas vendas e crescimento da taxa de ocupação dos shopping centers do grupo, além de ampliação da receita de aluguel e queda no custo de ocupação.

As vendas dos lojistas cresceram 6,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$ 5,2 bilhões, novo recorde desde a abertura de capital da Companhia, em 2007. No ano, as vendas alcançaram R$ 16,3 bilhões, alta de 5,4% sobre 2018.

Já as vendas na Black Friday aumentaram 23% em relação ao mesmo dia do ano anterior, demonstrando uma maior importância e popularização do evento. A época de Natal ainda predomina como principal evento de varejo, com dezembro representando quase a metade (45%) das vendas totais do quarto trimestre – contra 30% em novembro e 25% em outubro.

“Com o aumento do peso dos segmentos de serviços, entretenimento e alimentação, vemos uma maior distribuição de vendas ao longo do ano. Observamos também um crescimento da relevância da Black Friday”, afirma Armando d’Almeida Neto, diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan. “A empresa registrou, no período, forte crescimento operacional e segue gerando oportunidades de crescimento, com bons investimentos. Entramos em 2020 com boas perspectivas para o ano”, acrescenta.

A taxa de ocupação nos shoppings Multiplan no quarto trimestre chegou a 98%, a mais elevada desde o primeiro trimestre de 2016 e bem acima da média brasileira em 2019, estimada em 95,2% pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Frente ao trimestre anterior, a evolução foi de 41 pontos base. Na comparação com o mesmo período de 2018, o aumento foi de 48 pontos base.

A receita de aluguel também aumentou (6,1% no ano) – com quatro shoppings registrando crescimento de dois dígitos – e impulsionou o avanço da receita bruta, que chegou a R$ 1.460 bilhão em 2019, resultado 5,9% maior que em 2018. A receita líquida avançou 5,5% no trimestre e encerrou o ano com alta de 6,2%, alcançando R$ 1.328 bilhão em 2019.

Já o custo de ocupação dos lojistas caiu 15 pontos base para 11,6% no quarto trimestre, encerrando o ano em 12,6%, cinco pontos menor que em 2018 e 14 pontos abaixo da média dos cinco anos anteriores. Contribuíram para esta economia medidas de controle e redução de custos de condomínio, a exemplo da usina fotovoltaica desenvolvida pela Multiplan no ano passado para abastecer 100% da demanda energética do VillageMall, no Rio de Janeiro, com energia limpa.

Menor custo médio da dívida bruta

O resultado operacional líquido (NOI), indicador que representa a soma da receita das propriedades descontadas as despesas necessárias para operá-las, atingiu R$333,1 milhões no quarto trimestre, crescendo 4,7% em relação ao mesmo período de 2018. Em 2019, o NOI totalizou R$1,2 bilhão, aumento de 5,5% na comparação anual.

O EBITDA cresceu 9,9% sobre o quarto trimestre de 2018, chegando a R$ 253 milhões, e fechou o ano a R$ 932 milhões. O lucro líquido cresceu 26,3% para R$ 142 milhões no quarto trimestre, batendo R$ 471 milhões em 2019. Já o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) somou R$ 196,7 milhões no quarto trimestre, um aumento de 18,8% em relação ao mesmo período de 2018, e chegou a R$ 700,2 milhões no ano.

A Multiplan registrou o menor custo médio da dívida bruta na história da Companhia (5,35% ao ano), resultante de redução na taxa Selic, renegociação de contratos e gestão da dívida.

A Companhia encerrou o ano com valor de mercado de R$ 19,9 bilhões. A média diária do número de negócios com a ação da Multiplan (MULT3) cresceu 80% de 2018 para 2019. Já o número de investidores pessoa física subiu 125% no ano, passando de 2.395 para 5.400.

Investimentos de R$ 787 milhões em 2019

A companhia investiu R$ 787 milhões em 2019 em desenvolvimento de novos projetos, revitalizações e aquisições de participação minoritárias. Entre os principais projetos para 2020 estão o ParkJacarepaguá, 20º shopping da Multiplan, no Rio de Janeiro, e as expansões do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, e do DiamondMall, em Belo Horizonte, anunciada nesta segunda-feira.

A Companhia também anunciou, em janeiro deste ano, um novo investimento na Delivery Center, empresa pioneira na integração do varejo online ao físico, à qual a Multiplan se associou em 2019. O plano de expansão e consolidação da Delivery Center permitirá expandir seu serviço de vendas e entrega para mais varejistas no portfólio da Companhia, aumentando assim a importância do superapp da Multiplan, o Multi, no cotidiano dos consumidores.

O superapp foi lançado em agosto, com objetivo de oferecer mais comodidade aos clientes e uma vitrine virtual os lojistas dos shoppings, e hoje já acumula 160 mil downloads, além de estar presente em 18 shoppings da Multiplan.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Walmart vê crescimento tímido em vendas online

Próxima Postagem

Arcor traz novidades para a Páscoa 2020

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG
ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público
Notícias

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal
Foodservice

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete
Logística

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR
Economia

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Páscoa Arcor

Arcor traz novidades para a Páscoa 2020

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.