CEO do Carrefour Brasil: Pessoas como o Abilio Diniz permanecem vivas por meio do seu legado

O empresário morreu neste domingo, 18, aos 87 anos, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite

Carrefour

No fim da noite, o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, emitiu uma nota a respeito do falecimento de Abílio Diniz.

“Hoje é um dia muito triste para mim, muito. No dia em que o Grupo Carrefour Brasil perde o vice-presidente de seu Conselho e o País perde um de seus mais admirados empreendedores, eu também sinto a dor de perder alguém que, nos últimos quase três anos, foi um parceiro e uma fonte de inspiração e aprendizado. Mais que tudo isso, um amigo’, declarou.

Stephane Maquaire completou dizendo que, desde que aceitou o convite para liderar a operação brasileira da empresa, em 2021, teve um “guia” que trouxe importantes contribuições para sua missão à frente do negócio.

Destacou, ainda, que Abilio era uma fonte de lições de vida. “Era um apaixonado por viver a vida com equilíbrio, sabedoria, entrega e dedicação ao próximo. Amou sua família, seus amigos e seu País, a cujo desenvolvimento se dedicou incansavelmente das mais variadas formas. E deixou um legado que nunca se apagará.”

“Pessoas como o Abilio Diniz não morrem – permanecem vivas para sempre, por meio do legado e das lições que deixam para a sociedade e para todos os indivíduos cujas vidas impactaram.”

Grupo Carrefour 

Também em nota, o Grupo Carrefour Brasil lamentou a morte do empresário. “Recebemos com imensa tristeza a notícia do falecimento do nosso amigo e vice-presidente do Conselho de Administração, Abilio Diniz.

“Tivemos a honra de trabalhar lado a lado com o mais respeitado e admirado empresário do varejo brasileiro, que nos incentivou a buscar sermos melhores todos os dias. Ao longo de quase uma década, Abilio empenhou sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento de nossa empresa, e o legado que ele nos deixa é inestimável”, diz o comunicado.

A nota destaca, ainda, que Abilio foi “mais que um empreendedor de sucesso”. “Foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil. Um exemplo de ser humano, que deixa para sempre seu nome e sua marca na história do nosso País.”

Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lamentou, em nota de pesar, o falecimento de Abilio Diniz, referindo-se ao executivo como “um dos empresários mais importantes do país, com uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do varejo”.

O texto, assinado pelo presidente da entidade, João Galassi, agradece a Abilio pela liderança empreendida no setor supermercadista.

“Abilio, com seu espírito empreendedor, transformou o Grupo Pão de Açúcar na maior rede varejista do País. Teve papel fundamental também na criação e fortalecimento da Abras, como um dos seus membros mais importantes”, escreveu Galassi, na nota distribuída à imprensa.

“A Abras agradece Abilio pela sua liderança e contribuição ao setor supermercadista. A entidade presta suas condolências aos familiares e amigos deste ilustre empresário, que deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho, à família e a toda a classe supermercadista. O nosso setor está de luto.”

Asserj

O presidente da Associação de Supermercado do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz, também compartilhou uma nota sobre a perda do empresário Abilio Diniz.

“O mundo empresarial e o Brasil perderam um ser humano extraordinário. Alguém que não parou de se reinventar e ao mesmo tempo inspirou milhares de pessoas ao longo de sua jornada. Como empresário, Abilio Diniz, sempre se destacou no mercado varejista de alimentos, gerando milhares de empregos e fortalecendo o setor supermercadista do país, refletindo, inclusive, no mercado internacional, onde sempre foi muito respeitado e prestigiado. Seu legado e seus ensinamentos permaneceram. A estrada que pavimentou irá ajudar novos empreendedores a construírem suas trilhas de sucesso”, ressalta Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e primeiro vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (ALAS).

Fecomercio-SP

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Abram Szajman, divulgou nota pela morte do empresário Abilio Diniz, na qual o chama de “um pioneiro no varejo brasileiro” e “um líder notável, cuja visão pioneira revolucionou a história do setor varejista no Brasil, principalmente pela capacidade de adaptação às mudanças do mercado, pela habilidade de identificar oportunidades e pela determinação para enfrentar desafios”.

Szajman afirma que o trabalho de Diniz inspirou milhares de pessoas, assim como a sua vida além do profissional de sucesso. “Em honra à memória do empresário, esperamos que o seu exemplo seja perene para as gerações futuras e que o seu legado inestimável continue inspirando e fortalecendo o empreendedorismo no País”, diz a nota.

Imagem: Shutterstock 

Sair da versão mobile