Empresas de diferentes setores colocaram suas equipes para quebrar a cabeça e pensar em algo diferente para o Dia do Consumidor, no dia 15 de março. E o Burger King foi uma delas. A rede de fast food colocou em prática uma ação inusitada: espalhou cupons de desconto exclusivos de forma geolocalizada, granular nas buscas sobre lojas da concorrência no Google Maps.
O insight partiu do fato de que a concorrência é mais pesquisada no Google. “A ideia é simples: se você não é a marca mais buscada no Google, tente ser a mais comprada”, afirma Igor Puga, VP de Marketing da Zamp, detentora da marca Burger King no Brasil.
Ao buscar por lojas concorrentes no Google, os consumidores encontraram cupons exclusivos do Burger King nas fotos do local via Google Maps. Cada foto foi clicada e publicada de maneira geolocalizada em mais de 1000 lojas concorrentes em 24 estados do Brasil.
A estratégia foi 100% orgânica, usando a própria busca do Google para gerar engajamento e conversa – aproveitando um recurso gratuito disponível para todos os usuários: o Local Guides. O Burger King entende que a ação reforça a identidade da marca, conhecido por campanhas ousadas, com verba menor do que a da concorrência, mas que geram grande repercussão e engajamento.
A campanha foi desenvolvida em parceria com a Almap, agência responsável pela criação da ação e que tentou passar a mensagem que no Dia do Consumidor, os consumidores podiam até pesquisar pelo principal concorrente, mas acabariam encontrando motivos para escolher o Burger King.
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