Spar Brasil compra participação majoritária da SGRP e estima faturar meio bilhão em 2024

Joint Venture se transforma em parceria estratégica com a manutenção de negócios internacionais

Spar Brasil S/A compra participação majoritária da SGRP e estima faturar meio bilhão em 2024

A Spar Brasil anunciou a aquisição de participação majoritária na Spar Group (SGRP) por meio de seus acionistas atuais e do fundo norte-americano, o Earth Investiments. A companhia destacou a conquista de maior independência e reforçou o compromisso com o mercado brasileiro.

A joint venture iniciou suas operações no País em 2016, depois da aquisição da New Momentum, parte do grupo Interpublic. Desde então, segundo a empresa, obteve um crescimento aproximado de 330%, conquistando grandes clientes no mercado de bens de consumo. Em seu portfólio de clientes, a companhia possui parcerias de longo prazo com empresas como: Red Bull, Suvinil, Cargill, JBS, Wella entre outras gigantes do mercado de bens de consumo.

Atuando no segmento de trade marketing, por meio de táticas de merchandising e inteligência de dados, a Spar Brasil apoia fabricantes na venda de seus produtos ao consumidor final em lojas do varejo brasileiro. Para 2024, a companhia projeta um faturamento de meio bilhão de reais.

“Tivemos uma excelente performance comercial e financeira nesse período e notamos que a demanda por nossos serviços tem aumentado. Assim, enquanto geramos um excelente retorno financeiro para a SGRP, nesta nova fase, temos a oportunidade de adicionar mais velocidade ao nosso negócio, por meio de investimentos dedicados ao Brasil” afirma Jonathan Dagues, fundador e CEO da Spar Brasil.

A empresa manterá as práticas de governança corporativa vigentes, incluindo auditoria financeira independente, atualmente realizada pela BDO, além de um conselho deliberativo diversificado. O acordo societário inclui o licenciamento da marca Spar, permitindo que a companhia continue operando com o mesmo nome comercial.

A nova estrutura societária em nada muda as entregas para os clientes e colaboradores, porém, potencializa as oportunidades de forma mais simples e ágil. Esse novo momento proporcionará maior velocidade em decisões estratégicas, fazendo com que a Spar seja cada vez mais protagonista no ponto de venda. Além disso, a aliança global com a SGRP Group manterá laços fortes de troca de experiências e tendências, além de garantir a sinergia entre operações internacionais.

“Esta tem sido uma ótima joint venture para a Spar. Manteremos nosso relacionamento com o negócio no Brasil, pois pode agregar valor aos clientes. Estamos confiantes no desempenho do negócio nesta nova fase.” disse Mike Matacunas, CEO da Spar Group.

Operação no Brasil

Para oferecer soluções de trade marketing em aproximadamente 20 mil lojas em todo o território nacional, é necessário um grande contingente de pessoas. Atualmente, a companhia gera 6.500 empregos diretos e estima gerar mais 1.000 empregos até o final de 2024.

Além do cliente, a Spar coloca seus colaboradores no centro da estratégia e deve olhar para o futuro com maiores investimentos direcionados para manter o desenvolvimento de uma equipe de alta performance, e para tecnologias, incluindo sistemas de roteirização com inteligência artificial aplicada e inteligência de dados para apoiar seus clientes na tomada de decisão.

Com a entrada de novos competidores, o mercado se movimentou com diversas fusões e aquisições no setor. No entanto, a companhia afirma seu interesse em se manter independente e com planos ambiciosos de crescimento. “Desejamos atuar na outra ponta, a de comprador, pois o mercado apresenta interessantes oportunidades, em especial com foco em tecnologia e regionalização,” afirma Dagues.

A Spar Brasil

Fundada em 2016, após aquisição da New Momentum do grupo Interpublic, a Spar Brasil é especializada em merchandising de varejo com presença em todo o território nacional em cerca de 20 mil pontos de venda. Conta com uma sede em São Paulo e uma filial no Rio de Janeiro.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile