Frequentemente associado a momentos de socialização, celebrações e encontros em bares e restaurantes, o chope é uma presença constante no cotidiano dos brasileiros e reflete a importância cultural da bebida no País.
A manutenção dos parâmetros de qualidade é uma etapa importante para garantir a satisfação dos consumidores. Os brasileiros apreciam o frescor e o sabor do chope, fatores que são diretamente influenciados pelo controle de qualidade durante a produção e distribuição. O País é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, alcançando a marca de 15,4 bilhões de litros anualmente. É o que aponta pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv).
A consistência na qualidade da bebida fortalece a confiança dos consumidores na marca, incentivando a fidelização e promovendo o crescimento contínuo do mercado. Um estudo da Nielsen revelou um aumento de 1,1% nas vendas de 2023, em comparação com 2022 – aproximadamente 112 milhões de hectolitros vendidos.
Em entrevista à Mercado&Consumo, Fábio Cittolin, gerente técnico nacional do Grupo Heineken, fala sobre a relevância do chope e a importância da manutenção de padrões elevados.
Mercado&Consumo: Neste ano, a Heineken é patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil pelo sexto ano consecutivo. Como é ser responsável pela distribuição de chope em festivais dessa escala?
Fábio Cittolin: Ser responsável pela comercialização do chope em um evento do tamanho do Rock in Rio é extremamente desafiador. É diferente do consumo da bebida em um bar, em que o cliente se senta no balcão ou em uma mesa, pede um chope, conversa e pede outro. Em festivais temos que seguir uma configuração totalmente diferente, porque faz parte de um consumo imediato.
Mercado&Consumo: Quais são as estratégias para garantir um chope perfeito nessas condições?
Fábio Cittolin: A Heineken tem uma frente chamada Star Serve, que consiste em cinco etapas para tirar um chope perfeito. Com essa metodologia, trabalhamos para que a bebida tenha qualidade identificável em qualquer lugar do mundo, seja em bares ou festivais, no Brasil e no mundo. Esse é um programa global da companhia, e esperamos que o consumidor identifique o chope Heineken e a qualidade Star Serve pelo colarinho, copo, a bolacha, e todo o ritual que realizamos.
Mercado&Consumo: Você pode descrever as cinco etapas do Star Serve?
Fábio Cittolin:
- O copo deve estar limpo e na temperatura correta para que a bebida fique gelada por mais tempo. Segundo o ritual, o chope ideal precisa sair da máquina com uma temperatura entre -1º a 0º graus, para que seja consumido entre 0º e 1º graus.
- Ao iniciar a tirada, o copo deve estar em um ângulo de 45º graus. Neste passo, a ideia é que o barista permita que o chope corra com objetivo de garantir a proporção ideal de espuma e líquido para o consumo.
- 3.Ao fazer o colarinho do chope, utiliza-se uma espátula para retirar o excesso de espuma. O colarinho perfeito deve ter entre 4cm e 5cm de espessura, característica fundamental para manter o gás, temperatura e aroma na bebida.
- É fundamental que a quantidade de espuma seja conferida e esteja no ponto ideal, alinhada no ombro da estrela (linha horizontal) que estampa a marca no copo.
- No momento de entregar o copo ao consumidor, a estrela do logo deve estar virada para o cliente para garantir a apresentação perfeita.
Mercado&Consumo: Quais são as expectativas da marca para a edição do Rock in Rio deste ano?
Fábio Cittolin: O desafio é alcançar o número mágico de 1 milhão de litros de chope Heineken vendidos durante os 7 dias de festival. Nosso maior número até agora foi 820 mil litros. Para este ano, temos a previsão de comercializar 750 mil litros.
Mercado&Consumo: A Heineken está presente em eventos e ativações premiums ao redor do mundo, como F1, The Town e Rock in Rio. Qual é a importância de estar presente em todos esses momentos?
Fábio Cittolin: Quem não gosta de boas memórias? Em eventos como esse, os consumidores estão vivendo experiências com amigos e familiares, e a Heineken tem como objetivo proporcionar esses momentos de socialização inesquecíveis na vida das pessoas. Esse é um dos nossos principais objetivos como empresa: estar no coração e copo do cliente. Uma das ideias seguidas para esse ano é estar presente naquela foto e postagem de um momento especial, sendo parte significativa da construção daquela memória.
Esses momentos fazem parte do objetivo da marca, que é seguir apostando em ocasiões de consumo para todos os públicos, marcar e ser lembrada em momentos de diversão, como esportes e música.
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