Carrefour lidera ranking das maiores empresas varejistas no Brasil

Criado pelo IBEVAR, a premiação ocorre anualmente e revela as empresas do varejo brasileiro com maior faturamento

Carrefour

Na noite desta terça-feira, 18, foi realizada a cerimônia de entrega da premiação do ranking IBEVAR-FIA 2022. O prêmio ocorre anualmente e revela as empresas do varejo brasileiro com maior faturamento. Além disso, também avalia e reconhece os principais players do varejo brasileiro em diversas categorias e segmentos.

Criado pelo IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) e realizado com apoio da FIA Business School, esta foi a 13º edição da realização do estudo e da divulgação da classificação. Ao todo, foram 120 empresas listadas para participar do ranking.

Na principal categoria de avaliação, que destaca as maiores marcas do varejo, o Carrefour ficou com a primeira colocação, com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões. Na sequência, e fechando os três primeiros lugares, estão Assaí, com R$ 45,6 bilhões, e Magazine Luiza com R$ 42,9 bilhões.

Ainda completam o ranking Via Varejo, R$36,3 bilhões, Americanas S.A., R$ 32,2 bilhões, e Grupo Pão de Açúcar, R$ 29,0 bilhões, na quarta, quinta e sexta colocação, respectivamente. Essas seis empresas, lideradas pelo Carrefour, representam 36,7% do total de faturamento das 120 companhias que foram avaliadas.

Vale ressaltar que a edição 2022 avalia os dados referentes ao ano de 2021. Confira os resultados das outras categorias:

Inovação

Na categoria Inovação foram selecionados os três cases mais interessantes dentre os quinze inscritos nesta categoria da premiação. Cada uma das experiências enviadas para a banca de avaliação é examinada pela comissão de especialistas do IBEVAR e da FIA Business School. Após esse processo, foi determinado quais cases ocupariam as primeiras colocações.

Em primeiro lugar ficou a Renner com o lançamento da primeira loja circular no varejo brasileiro. A empresa já estava trabalhando a questão e o conceito de circularidade e reciclagem de roupas, e foi a primeira companhia a lançar um ponto de venda baseado nestes princípios.

A segunda colocação foi do Carrefour, que focou em digitalizar a comunicação das lojas físicas e simplificar para que a jornada do cliente fosse mais ágil. E na terceira posição ficou a Marisa que desenvolveu uma iniciativa baseada em um programa de reconhecimento que visa fortalecer a cultura organizacional.

Eficiência

Neste quesito as 120 empresas são avaliadas com a intenção de saber os índices de eficiência que vai de 0 a 100. O cálculo é realizado a partir de um algoritmo específico que avalia as medidas de produtividade das lojas e dos funcionários.

No segmento de supermercados oito empresas tiveram a eficiência de valor 100, sendo elas: Carrefour, GPA, Grupo Pereira, Zafffari, Makro, Formosa, Irmãos Boa e Assaí. Já na parte de fastfood e restaurantes, cinco obtiveram o valor máximo no índice: McDonald’s, Habib’s, Giraffas, Am/Pm e IMC.

Quando avaliado o setor de varejo especializado, seis companhias alcançaram o maior índice de avaliação possível: Cacau Show, Fartura, Dpaschoal, CRM, Oxylane, Saraiva. No segmento de franquias, também foram seis que apresentaram máximo valor: Boticário, Dia Brasil, Habbib’s, CRM, Ri Happy e Le Biscuit.

Já no segmento de moda e esporte, Renner, Havan, Arezzo, Inditex e Inbrands conseguiram alcançar a nota máxima de eficiência. No setor de eletroeletrônicos e móveis, também foram cinco empresas que obtiveram o valor 100 no índice: Magazine Luiza, Via Varejo, Fast Shop, Fujioka, Estok. Na avaliação de drogarias e perfumarias a Natura, Raia Drogasil, Profarma e Nissei tiveram nota máxima.

Empresas mais admiradas

Nesta categoria, as empresas foram divididas em 29 segmentos e foram eleitas as mais admiradas de cada setor a partir do consumidor e dos colaboradores. Em 9 desses segmentos, a mesma empresa foi apontada como a mais bem avaliada por consumidores e colaboradores. Confira a lista a seguir:

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile