A 27ª edição da feira oficial do franchising brasileiro, ABF Franchising Expo, está apostando em lançamentos das redes para a retomada econômica brasileira. O setor de franquias manteve uma taxa de crescimento de cerca de 8% nos últimos 3 anos e aponta um acrescimento ainda maior para 2018, na faixa dos 10%. Realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a feira será realizada de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para este ano foi criado o Boulevard de Microfranquias, espaço dedicado a redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, e o Lounge da Copa, com transmissões dos principais jogos do torneio. A feira reunirá mais de 400 marcas do franchising e prevê receber 65 mil visitantes nos 4 dias do evento.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “estamos vivendo um momento de mudança da maré: inflação baixa, crescimento do PIB, recuperação do emprego e dos índices de confiança. Tudo isso em um ambiente com custos mais baixos, especialmente os relacionados a imóveis. Logo, é um ótimo momento para investir e estar posicionado para a nova curva de crescimento que se avizinha”.
Nos 31 mil m² de exposição, a ABF Expo trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão, de segmentos variados como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos. Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, shopping centers e pontos comerciais.
Nesta edição serão retomados os espaços Arena do Conhecimento, com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil e a área Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising dos mais diversos tipos, como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. Dentro desta área, destaca-se o Smart Mall ABF com muitas tendências tecnológicas aplicadas ao varejo: soluções para aumento de produtividade, redução de custos, otimização da gestão e aprimoramento da experiência do consumidor.
Uma pesquisa da ABF em parceria com a CNS e a Dom Cabral mostra que mais de 90% das redes franqueadoras entrevistadas introduziu alguma inovação entre 2014 e 2016. “Na feira, vamos promover um grande benchmark do setor, que já possui vários casos de sucesso nesta área, mas que precisa mergulhar ainda mais fundo em tecnologias disruptivas e nas mudanças de comportamento do consumidor”, disse Cristofoletti Junior.
Os ingressos para a ABF Franchising Expo 2018 já estão à venda no site e na bilheteria.
*Imagem reprodução