Pix tem potencial de substituir os cartões de débito e crédito

Em evento virtual, CEO do Banco Original falou sobre as transformações digitais no setor bancário

O acesso à tecnologia resultou numa mudança drástica na forma como o cliente se relaciona com os bancos. O Pix e o Open Banking estão entre as principais transformações nesse modelo. Com pouco mais de seis meses de atividade, o Pix revolucionou os meios de pagamento no Brasil e tem potencial de substituir até mesmo os cartões de débito e crédito, que são os preferidos pelos brasileiros.

As considerações foram feitas por Alexandre Abreu, presidente do Banco Original, na quarta edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, realizado pela Gouvêa Ecosystem e mediado pelo fundador e CEO Marcos Gouvêa.

“O Pix saque tem um potencial gigantesco para substituir os caixas eletrônicos porque os estabelecimentos [comerciais] vão poder desovar o dinheiro do caixa casado com a compra. Também tem potencial para concorrer com os cartões de débito e crédito, com o agendamento de pagamento, por exemplo”, diz.

Com quase 800 milhões de transações por mês, o Pix tem impacto em toda a cadeia. No Banco Original, 82% dos valores recebidos e 78% dos enviados já são feitos por esse meio.

Abreu acredita que o comércio que não se adaptar para receber o Pix, não vai conseguir vender porque o consumidor quer usar o celular para pagar.

Imagens: Divulgação e Reprodução

Sair da versão mobile