Com o objetivo de fortalecer a educação pública no Brasil, a Fundação Casas Bahia (FCB) e o Instituto Vini Jr. uniram forças para inaugurar o pioneiro Centro de Tecnologias Educacionais Base. Localizado em Novo Hamburgo (RS), este centro está situado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfina Diefenthäler e beneficiará cerca de 310 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
O design do projeto, desenvolvido pela Cité Arquitetura em parceria estratégica com o Instituto Vini Jr., foi inspirado no universo do futebol. A ideia é criar um ambiente educacional lúdico e inovador, transformando as salas de aula em espaços que remetem ao futebol e ao renomado jogador Vini Jr., atacante da Seleção Brasileira.
“Chegamos a Novo Hamburgo empolgados com a possibilidade de contribuir com essa escola já reconhecida por suas práticas pedagógicas inovadoras. O CT Base visa fortalecer esse trabalho e ser um grande parceiro da gestão escolar, das professoras e estudantes”, declara Victor Ladeira, diretor-executivo do Instituto.
Além da remodelação das salas de aula, o projeto incluiu a instalação de uma parafernália tecnológica, composta por TV, notebook, tablet e smartphones. Esses recursos possibilitam que os alunos utilizem o Aplicativo Base, um software educacional desenvolvido pelo Instituto, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (Bncc).
“Oferecer aos jovens de nosso país melhores condições de ensino e oportunidades que impactam positivamente as comunidades brasileiras está no cerne da Fundação Casas Bahia. Colocar esse projeto em prática ao lado de pessoas com o mesmo propósito, como é o caso do Instituto Vini Jr., só nos certifica que estamos no caminho certo”, destaca Vanessa Romero, gerente da FCB.
A parceria entre o Instituto e a Fundação prevê a criação de mais duas salas de aula semelhantes a esta, ambas no Estado de Pernambuco. Além disso, o projeto engloba iniciativas voltadas para a educação pública no Brasil, como a publicação de um documento que apresentará evidências sobre a metodologia educacional do Instituto, bem como o desenvolvimento de uma tecnologia educacional voltada para alunos do segundo segmento (do 6º ao 9º ano).
Reconhecimento
Em 2022, Adolfina foi reconhecida como uma das três melhores escolas do mundo pelo prêmio World’s Best School Prizes, também conhecido como o “Oscar da Educação”. Foi nesse ano que o Instituto percebeu a afinidade entre sua missão e o propósito da unidade de ensino por meio da rede Conectando Saberes.
“Destacar esta parceria e dizer que esta tecnologia, para além do aplicativo, vem somar ao que a rede municipal já investe e já domina e se soma ao respeito pelo trabalho do professor”, afirma a secretária municipal de Educação do município, Maristela Guasselli.
Com informações de Mercado&Tech.
Imagens: Divulgação