Incerteza contínua motiva empresas a aumentarem digitalização e colaboração

Segundo pesquisa, mais de 70% dos gerentes e funcionários concordam que a mudança se tornou a nova constante nos locais de trabalho

Incerteza contínua motiva empresas a aumentarem digitalização e colaboração

A Adobe Document Cloud divulgou o estudo ‘The Future of Time: Redefinindo Produtividade durante a Incerteza’, sobre a evolução do trabalho, que entrevistou mais de 9.700 funcionários, gerentes de empresas e líderes de pequenas empresas em oito mercados globais, oferecendo uma visão abrangente de como a incerteza impactou a produtividade da força de trabalho, colaboração e inovação.

O levantamento revela que mais de 70% dos gerentes e funcionários concordam que a mudança se tornou a nova constante nos locais de trabalho e os funcionários agora contam com ferramentas digitais não apenas para manter a produtividade, mas também para ter paz de espírito em tempos particularmente incertos.

“A adaptação às mudanças macroeconômicas exige que as organizações priorizem investimentos estratégicos em tecnologias digitais, incluindo ferramentas modernas de produtividade e fluxo de trabalho, como a Document Cloud, que permitirão melhor produtividade, colaboração e inovação da força de trabalho”, diz Eduardo Jordão, Channel manager da Adobe no Brasil.

Em razão da incerteza contínua, 70% dos gerentes e funcionários relataram passar mais tempo no trabalho absorvendo ou discutindo a cobertura de notícias em comparação ao ano passado e 76% dos outros colaboradores disseram que um evento de última hora poderia afetar seu dia por algumas horas.

Essa incerteza diminuiu a eficiência e a produtividade de todos eles, com a geração Z (93%) e a geração do milênio (87%) sentindo impactos mais fortes em comparação com as gerações mais antigas, incluindo 79% dos funcionários da geração X e 71% dos boomers e seus pares mais velhos.

No entanto, a maioria dos trabalhadores (58%) agora vê o trabalho como uma distração bem-vinda em tempos de incerteza. Empresas de todos os tamanhos estão mantendo-os engajados e apoiados de forma inovadora, aproveitando as ferramentas digitais de maneiras novas e criativas, descobrindo que os empregados estão ansiosos para cocriar o futuro do trabalho e impactar projetos transformacionais.

A maioria relatou que a incerteza exigiu que eles inovassem em suas posições com a utilização de novos processos e abordagens criativas de resolução de problemas, enquanto um em cada quatro espera que seus empregadores inovem no próximo ano, dando-lhes a oportunidade de experimentar novas atividades.

A tecnologia cria oportunidades para colaboração e disrupção

A incerteza persistente no local de trabalho alimentou a inovação, à medida que as empresas foram substituindo os processos legados para melhorar sua competitividade e resiliência em um mundo em constante mudança.

– Mais de um terço dos gerentes de empresas investiu em novas tecnologias para apoiar os funcionários durante a incerteza do ano passado.

– A maioria (84%) dos gerentes observou pelo menos um benefício do aumento da inovação no local de trabalho, incluindo impactos na eficiência do trabalho (62% das PMEs, 66% de enterprise) e cultura de trabalho (58% x 63%), com números significativos notando melhorias no equilíbrio entre vida profissional e pessoal (31% x 34%).

Os funcionários estão exigindo tecnologia e suporte ao bem-estar

Os colaboradores agora buscam trabalho com propósito em empresas que priorizam investimentos em tecnologias modernas e bem-estar.

– A maioria dos líderes (56%), funcionários (63%) e 71% dos gerentes de enterprise dizem que agora têm expectativas mais altas para culturas organizacionais orientadas a propósitos do que há um ano, e trabalhadores que estão moldando ativamente suas culturas de trabalho são mais propensos a ser satisfeitos;

– Mais de dois terços dos diretores dizem que as culturas de suas organizações serão mais colaborativas e digitalizadas (71%, 81%) no próximo ano, para navegar pela incerteza futura;

– Quase sete em cada dez dos entrevistados confiam em ferramentas digitais para obter tranquilidade no trabalho, manter a produtividade quando estão com problemas de concentração e aliviar o estresse de concluir o trabalho quando um colega precisa tirar uma folga inesperadamente. No entanto, 68% dos gerentes de grandes empresas e 59% dos líderes de pequenas e médias empresas dizem que precisam de mais ferramentas e recursos para apoiar os funcionários em tempos de incerteza;

– Mais de 70% afirmam que as soluções digitais estão facilitando e melhorando as relações de trabalho, até mesmo apoiando os supervisores na facilitação de check-ins de bem-estar, permitindo feedbacks mais fáceis entre funcionários e líderes, além de promover a colaboração entre eles.

“Criar os melhores processos e usar a tecnologia certa deve ter como objetivo apoiar todos, de cientistas a consumidores, nesta nova era de trabalho e vida híbrida”, conclui Jordão.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile