Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

McDonald’s é notificado pelo Procon-SP para dar explicações sobre “sumiço” do McFish

A rede de fast-food tem até quinta-feira, 22, para explicar estratégias de campanha, problemas e soluções aos clientes

  • de Redação
  • 1 ano atrás

“Oi, sumido”. A frase bem-humorada, que marcou a campanha publicitária de retorno do McFish, acabou em confusão e notificação pelo Procon-SP. O órgão de defesa do consumidor solicitou ao McDonald’s explicações sobre o “novo” sumiço do sanduíche em meio às reclamações de consumidores que não conseguiram obter o produto.

O McDonald’s terá até a quinta-feira, 22, para encaminhar esclarecimentos sobre as quantidades produzidas e entregues do McFish, além de como o consumidor foi informado sobre a oferta, quais as razões levaram ao esgotamento do estoque e se há previsão de restabelecimento do item no cardápio.

Procurado pela reportagem, o McDonald’s informou que fornecerá os esclarecimentos solicitados dentro do prazo concedido pelo Procon-SP.

O Procon-SP ainda pede explicações sobre como a empresa está lidando com os casos dos clientes que não conseguiram retirar o sanduíche, mesmo após compra em pré-venda; como os consumidores estão sendo atendidos; e quais os canais de atendimento disponibilizados, “dentre outras informações relevantes para o entendimento da situação”, diz o órgão, em nota.

Pedidos acima do esperado

A rede de fast food afirma que registrou pedidos acima do esperado na pré-venda, o que aumentou com a abertura das vendas gerais, principalmente em São Paulo. Também afirmou que, durante toda a campanha, solucionou dúvidas via SAC e redes sociais e segue à disposição em seus canais oficiais.

Leia a íntegra da resposta:

“Alinhada com a estratégia da companhia de promover uma escuta ativa dos seus consumidores, a volta do McFish por tempo limitado atendeu aos desejos de uma comunidade altamente engajada nas redes sociais que aos poucos foi fomentando a curiosidade de McLovers de todo o Brasil. Na venda antecipada, a marca registrou números acima do esperado, que cresceram com a abertura das vendas oficiais, principalmente em São Paulo, e durante toda a campanha, a empresa solucionou as dúvidas dos consumidores via SAC e redes sociais e segue à disposição em seus canais oficiais. A companhia reitera ainda seu respeito aos clientes e ao Procon e esclarecerá os pontos solicitados pela entidade dentro do prazo concedido.”

Volta do McFish

Fora do cardápio desde 2019 com a justificativa de que tinha baixa demanda. Uma página no Instagram foi criada pelos fãs do lanche com o título “Volta McFish” e contava com mais de 20 mil seguidores.

O McFish retornou em pré-venda no aplicativo da rede de fast food no dia 17 de janeiro, para retiradas a partir do dia 30. As vendas gerais começaram no dia 6 de fevereiro e o retorno do sanduíche ainda trouxe a versão inédita McFish Duplo, com dois filés de peixe empanado.

Ao anunciar a campanha, o McDonald’s informou que o estoque do McFish era “muito limitado”‘.

Em meio às vendas, surgiram críticas e reclamações nas redes sociais e na imprensa, além das queixas registradas no próprio Procon-SP, de consumidores que relatavam a falta do produto, até mesmo para quem já havia adquirido o sanduíche em pré-venda.

Com informações de Estadão Conteúdo (Redação O Estado de S. Paulo)
Imagem: Reprodução

  • Categories: Destaque do dia, Direitos do consumidor, Foodservice, Notícias
  • Tags: Brasilcampanhacrisedefesa do consumidordemandaempresaestratégiafoodserviceFranquiahamburgueriamcdonaldsMcFishnegóciosProconProcon-SPpublicidadereclamaçõesredesanduíchesSão Paulovarejistavarejo

Conteúdo Relacionado

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile