Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Starbucks Brasil lança iniciativa de reciclagem de copos descartáveis

Rede de cafeterias também vai oferecer café grátis a clientes nesta sexta-feira, Dia da Terra

  • de Redação
  • 3 anos atrás

A Starbucks Brasil lançou, nesta quarta-feira (20), uma iniciativa de reciclagem de copos por meio do projeto de economia circular “Ciclobom” – desenvolvido pela BO Packaging com o apoio da produtora de papel cartão Ibema e da startup de logística reversa inteligente Green Mining. O objetivo é transformar os copos de uso único em luvas de copos para bebidas quentes.

“A Starbucks no Brasil está constantemente desenvolvendo novas iniciativas para ser localmente sustentável e conscientizar sobre os problemas do Planeta. A reciclagem de copos está conectada aos nossos objetivos de causar um impacto positivo nas regiões que recebem nossas lojas e incentivar a economia circular de copos de papel em nosso mercado”, disse Sandra Collier, diretora de Marketing, Fidelidade e Responsabilidade Social da SouthRock, operadora licenciada da Starbucks no Brasil.

Lançado pela primeira vez em 2021 como um programa-piloto em três lojas Starbucks em São Paulo, o Projeto Ciclobom recicla os icônicos copos de papel branco da marca e dá a eles uma nova vida. Após 11 meses, o projeto coletou e reciclou mais de 80 mil copos. Agora, o Ciclobom está disponível em nove lojas em São Paulo, e a intenção é que chegue a 60 lojas em todo o Brasil até o final do ano.

Como funciona

Os clientes da Starbucks Brasil podem apoiar o Projeto Ciclobom descartando seus copos de papel de uso único em caixas de coleta designadas a esse fim, instaladas em lojas selecionadas. Em seguida, a Green Mining coleta os copos e os envia para serem processados pela Ibema por meio de um sistema que utiliza baixos recursos hídricos para separar a camada de plástico do papel.

O plástico é enviado para reciclagem, enquanto as fibras de papel são transformadas em 30% de papelão reciclado pós-consumo para se tornar, no futuro, uma nova luva para copos Starbucks, usado para bebidas quentes.

Para celebrar a iniciativa, durante o Dia da Terra (22 de abril), clientes que comprarem o modelo selecionado de copo reutilizável em qualquer loja Starbucks do País ganharão um café filtrado de graça.

Starbucks Brasil lança iniciativa de reciclagem de copos descartáveis

Iniciativas sustentáveis

A Starbucks e a SouthRock, operadora licenciada da marca no Brasil, informa que continuam avaliando outras iniciativas que ajudarão a alcançar as metas globais de sustentabilidade da empresa. Aqui no País, algumas lojas já podem oferecer a opção de servir bebidas em caneca oferecida pela Starbucks.

A empresa assumiu um compromisso global de reduzir os resíduos de lojas e fábricas enviados para aterros em 50% até 2030, com base na linha do tempo Starbucks Global Greener Cup, que traz os marcos recentes da empresa. O objetivo da marca até 2025 é criar um movimento cultural em direção à redução de resíduos, fornecendo acesso fácil a copos reutilizáveis.

No mundo inteiro, vários programas e modelos operacionais estão sendo testados com esse objetivo em mente, como o Empreste um Copo, em que clientes pedem sua bebida em um copo retornável oferecido pela Starbucks; Modelos Operacionais 100% Reutilizáveis, que consideram a eliminação total dos copos de uso único, em favor dos reutilizáveis, copos pessoais ou louça para consumo local; e Copos Pessoais e Caneca para Consumo Local (For-Here-Ware), para incentivar os clientes a levarem seus próprios copos e enfatizar a caneca para consumo local fornecida pela rede.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Foodservice, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcafeteriaclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoESGestratégiaexperiênciafoodservicelojalojasmarcasmeio ambientemercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçosstarbuckssustentabilidade

Conteúdo Relacionado

PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões

de Redação 15 de maio de 2025

La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits

de Redação 15 de maio de 2025

Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar

de Redação 15 de maio de 2025

Com descontos de até 70%, Amazon realiza a 10ª edição da Book Friday

de Redação 15 de maio de 2025

Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

de Redação 15 de maio de 2025

Alibaba quase quadruplica lucro, mas decepciona expectativas do mercado

de Redação 15 de maio de 2025

Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

de Redação 15 de maio de 2025

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

de Redação 15 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile