Quiosques em shopping centers, uma alternativa para iniciar seu negócio próprio

Você provavelmente já andou num shopping center e se deparou com a profusão de quiosques instalados nos principais corredores.

Os quiosques são a escolha natural para quem deseja abrir uma franquia, pois acaba sendo uma maneira mais barata para abrir um ponto de venda nestes estabelecimentos.

Mas ao mesmo tempo que o investimento inicial é mais baixo do que a montagem de uma loja (não há a necessidade de obras civis por exemplo), o aluguel cobrado por metro quadrado é muito mais alto do que o de uma loja. É comum uma loja de 30m² pagar um valor nominal de aluguel equivalente ao de um quiosque de 6m².

Porém, uma loja comporta quantidade muito maior de produtos e proporciona experiência de compra ao consumidor que pode ser muito mais agradável do que num espaço minúsculo de um quiosque. Bom, mas porque tantas empresas e empresários recorrem a este modelo de negócios? Algumas das suas vantagens:

E quais são os pontos de alerta?

Bom, mas nem tudo são flores e é preciso ficar atento a alguns percalços sobre os quiosques:

Outro aspecto importante: quiosques não se adaptam para qualquer varejo.

Se adequam muito bem para negócios com poucos itens. Os negócios monoprodutos são perfeitos para isto. Mas se houver um sortimento muito grande, a experiência de compra será sofrível, com poluição visual e organização caótica que não combinam com este tipo de ponto de venda. Mas trabalhar com poucos itens, podem resultar em faturamento restrito. Em alguns casos, o formato loja pode ser a melhor opção.

Os quiosques devem ser encarados como uma opção temporária para qualquer negócio. Dificilmente oferecem perenidade, e isto dificulta planejamentos de longo prazo. Lojas físicas devem ser encaradas como uma evolução e consequência de um negócio de sucesso.

Sair da versão mobile