Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Minha Quitandinha registra crescimento de 300% em 2022

Franquia atingiu mais de 150 lojas e mostra que futuro de minimercados autônomos ainda é promissor

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Minha Quitandinha registra crescimento de 300% em 2022

Nos últimos anos o mercado pôde acompanhar a ascensão de um dos novos setores do varejo: o de minimercados. E Minha Quitandinha é um exemplo disso. Segundo informações divulgadas pelo Sebrae, o país alcançou o marco de 415 mil empreendimentos neste formato em 2021, representando um aumento de 13,6% em relação a 2020.

Ao se deparar com esses números, engana-se quem pensa que o segmento está saturado. Em 2022, a rede de lojas autônomas Minha Quitandinha atingiu um crescimento de 300% e um faturamento anual acima de R$ 13 milhões.

“Este foi um ano desafiador, mas procuramos manter um crescimento sustentável. Em janeiro, a franquia estava com 40 minimercados e hoje já temos cerca de 150 lojas abertas. Antes, estávamos em nove estados e atualmente estamos em 17, marcando presença em todas as regiões do Brasil. Ou seja, não temos como não considerar esse um período de sucesso”, diz Marcelo Villares, COO da Minha Quitandinha.

Em termos de expansão, o executivo afirma que a marca teve uma maior aderência no estado de São Paulo. Já entre as preferências dos consumidores, que se dividem em 40% masculino e 60% feminino, com idades entre 18 e 62 anos, as categorias mais vendidas foram bebidas alcoólicas e não alcoólicas, produtos de bomboniere e alimentos congelados.

“É possível dizer que 2022 foi um ano de consolidação para o segmento porque os consumidores estão se sentindo cada vez mais confortáveis em fazer compras sem a ajuda de vendedores. Entendem a praticidade que essa iniciativa traz para o dia a dia. Atualmente, as lojas autônomas são uma realidade bem aceita em potências como Estados Unidos e China, enquanto que no Brasil podemos esperar uma grande evolução do setor nos próximos anos. Por isso, ainda é um ótimo momento para entrar nesse modelo de negócio. O futuro é promissor”, revela o executivo.

Para 2023, Minha Quitandinha pretende aprimorar a personalização de cada loja com base na otimização da análise de dados, assim como uma possível implementação de clubes de compra, sistema de prateleira infinita e dark store (por meio da parceria com o ifood). Ao todo, a expectativa é passar dos 300 minimercados abertos, 260 franqueados e um faturamento de R$ 23 milhões.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilclienteClientesCom foto (única)comérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoinovaçãoNotícias geraistecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

de Redação 19 de maio de 2025

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

de Redação 19 de maio de 2025

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

de Redação 19 de maio de 2025

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile