A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir – e até comprar

Espaço-conceito focado na experiência das crianças foi montado na maior feira de brinquedos da América Latina

As lojas de brinquedo desde sempre exerceram um fascínio natural sobre as crianças. Em uma época em que a experiência se tornou imperativa para atrair o consumidor para o varejo físico, essa realidade está ainda mais forte, e já são comuns Brasil e mundo afora exemplos de espaços planejados para, claro, vender produtos, mas também para permitir que os pequenos brinquem e se divirtam.

Uma loja-conceito de brinquedos com foco na experiência das crianças foi montada neste mês na 39ª edição da Feira Internacional de Brinquedos, maior evento do setor da América Latina, em São Paulo. A feira é realizada anualmente pela Francal em parceria com a parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).

Na Abrin Store, como foi batizada, foram aplicadas técnicas de design pensados para a criança, respeitando sua altura, seu jeito de brincar e entreter. O tema “circo” foi escolhido como base da estratégia utilizada na arquitetura e no visual merchandising.

“Pensamos no que se passa na mente criativa de uma criança, um misto de circo, parque de diversões, sons, doces, formas e muita brincadeira legal. A partir disso, desenvolvemos a arquitetura, a decoração, a iluminação, adequamos a altura das prateleiras e displays para que os brinquedos fossem organizados e expostos para despertar a curiosidade da criança e incentivá-la a se aproximar e interagir com eles. Deixamos os próprios brinquedos fora de suas embalagens, incentivando os consumidores a, de fato, brincar na loja”, conta o diretor-executivo da Francal Feiras, Daniel Lima.

A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir - e até comprar

 

Jornada de compras divertida

Na loja-conceito, os visitantes encontraram expositores, sinalizações e suportes na escala infantil, que permitem que as crianças tenham acesso fácil aos brinquedos e possam iniciar uma experiência com os produtos, tocando-os e manuseando-os. Por meio dessas técnicas, a ideia foi mostrar ao varejista como proporcionar experiências imersivas às crianças e tornar a jornada de compra divertida.

“Quando pensamos em experiência, entendemos que uma loja de brinquedos tem que ir muito além de uma opção de compra. O ideal é que também seja um lugar para brincar e se divertir, enquanto escolhe o produto desejado”, complementa.

O diretor-executivo da Francal lembra que outros segmentos, como o de móveis e decoração, aplicam bem esses conceitos, criando salas de jantar completas, com a mesa posta, louças e enxoval, por exemplo. Lojas assim despertam no consumidor a vontade de comprar aqueles itens e fazer o mesmo em casa.

“Reforçamos a importância de proporcionar esse tipo de ambiente e experiência para um público tão específico, com características físicas e emocionais muito peculiares. Quisemos mostrar que uma loja de brinquedos pode ser mais que um espaço de vendas. Com um pouco de investimento, pesquisa, estratégia e criatividade, ela pode ser divertida, segura e ter movimento o ano todo”, afirma Daniel Lima.

Cases internacionais

A tendência de tornar as lojas de brinquedos locais de experiência é forte no exterior e tem ganhado espaço também aqui no Brasil. Uma das redes de brinquedos mais inovadoras dos Estados Unidos, a Camp tem espaços de brincar, como pista de corrida e escorregadores.

“A função de uma loja física não é só vender produtos. Na Camp, 40% do faturamento vem de serviços e experiências. As crianças vêm aqui para brincar, pintar e até fazer festas de aniversário”, comentou o sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho, em visita feita a uma loja da Camp em Nova York em 2022.

Aqui no Brasil, a rede Ri Happy lançou no ano passado uma loja laboratório, a Ri Happy Lab, no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, também com foco na experiência de diversão – para crianças e adultos. O espaço conta com um espaço para degustação de brinquedos e atividades lúdicas.

Imagens: Divulgação

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