“Diversidade é uma força e uma vantagem competitiva para as empresas”

Tema foi debatido pela presidente da Fundação Barack Obama, Valerie Jarrett, nesta segunda

Diverse group of business people working in creative office. group of people discussing work and using laptop. business people and work colleagues at a busy creative office.

A geração mais jovem de consumidores tem muito mais probabilidade de comprar “valores” do que as mais velhas. Mais: esses consumidores tomam suas decisões não apenas sobre onde comprar, mas sobre onde trabalhar, com base nesses valores essenciais, como diversidade, inclusão e sustentabilidade.

A afirmação é da presidente da Fundação Barack Obama, Valerie Jarrett, que nesta segunda-feira (21) participou de um dos debates da NRF Retail Converge, que vai até sexta (25) e é realizado de forma totalmente virtual. O evento tem cobertura completa do portal Mercado&Consumo.

Ex-conselheira sênior de Obama, membro sênior da Escola de Direito da Universidade de Chicago e de vários conselhos corporativos, ela compartilhou a tela com o presidente e CEO da National Retail Federation (NRF), Matthew Shay, no painel “Negócios em recuperação: alinhando oportunidades para 2022 e além com Valerie Jarrett.”

“[Essa geração] presta atenção se as empresas são ou não socialmente responsáveis. As empresas se preocupam com o meio ambiente? Se concentram na diversidade e inclusão?”, enumera a executiva. Isso pressiona essas empresas, disse ela, a responder ao que o consumidor e a força de trabalho desejam.

Valerie diz que o desafio para as empresas tem sido descobrir o que é possível fazer melhor. “Os conselhos corporativos estão cada vez mais falando sobre preconceitos implícitos, oportunidades de mentoria, responsabilidade social etc., e o ativismo está em ascensão. Não se trata apenas de ser a coisa certa a fazer. As pessoas estão reconhecendo que a diversidade é uma força e uma vantagem competitiva.”

"Diversidade é uma força e uma vantagem competitiva para as empresas"
Valerie Jarrett, presidente da Fundação Barack Obama

Expectativa na recuperação

Além do ativismo, a esperada recuperação econômica e o papel das mídias sociais também são pauta recorrente no conselho das empresas de varejo na atualidade, segundo Valerie Jarrett.

Em 2009, quando ela e Shay se conheceram, os Estados Unidos estavam se recuperando de uma recessão e de uma crise de crédito. Shay pediu a Valerie para comparar e contrastar os climas atuais e passados ​​e falar sobre as perspectivas de recuperação. Segundo ela, em meio ao impacto da pandemia global, as soluções precisam ser diferentes da tática anterior de salvar os grandes bancos primeiro e entender o efeito cascata positivo que se seguiria.

O desafio do presidente Joe Biden, disse ela, era colocar o dinheiro diretamente nas mãos dos consumidores – uma vez que muitos perderam repentinamente seus empregos – e nos negócios. Para ela, Biden foi capaz de atingir o solo correndo de uma maneira que o presidente Obama não conseguiu porque já havia trabalhado com muitos em sua equipe anteriormente. Mas há outra diferença fundamental entre dos dois momentos: o ambiente de hoje é mais polarizado.

Redes sociais e falta de filtro

O advento das mídias sociais desempenhou um papel. Para Valerie, elas são ótimas em alguns aspectos, porque “todo mundo tem um megafone, todo mundo pode divulgar o que quiser e isso democratiza a informação. Mas não há um filtro para saber o que é preciso e o que não é.”

Isso torna o ambiente político muito menos seguro. Além disso, ela disse, “a energia tende a estar nos extremos do espectro político e acho que, na verdade, a maioria das pessoas está em algum lugar no meio”.

Shay abordou o papel que os líderes empresariais e a comunidade empresarial em geral devem desempenhar na articulação de pontos de vista informados e ponderados nesta época de extremos; os consumidores, disse ele, procuram as marcas para representar algo e expressar uma perspectiva. “Como podemos ajudar a garantir que as informações corretas estejam disponíveis para as pessoas que as desejam sobre algumas dessas questões?”, questionou.

Imagem: Bigstock e Divulgação

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