Brasil dobra consumo de produtos sustentáveis em comparação com ano passado

O país se destaca novamente, já que responde por 53% dos compradores da categoria

produtos sustentáveis

O consumo de produtos sustentáveis por parte do público brasileiro mais do que dobrou desde o ano passado. É o que mostram dados divulgados pelo Mercado Livre, que realizou um estudo sobre o consumo online de produtos com impacto positivo, aqueles que promovem redução de impactos no meio ambiente ou geração de benefícios socioambientais.

A pesquisa foi feita a partir de dados da plataforma, coletados entre abril de 2021 e março de 2022, e mostrou que o consumo de produtos sustentáveis aumento não só no Brasil, mas também na Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai. O estudo ainda detalha que cerca de 4,3 milhões de pessoas adquiriram 7,3 milhões de produtos sustentáveis. O Brasil foi responsável por 40% desse mercado, com crescimento duas vezes maior em comparação com o levantamento anterior.

O Brasil se destaca também por responder por 53% dos compradores da categoria, equivalente a um crescimento de mais de 123%. O aumento aponta para uma tendência de expansão do consumo de produtos que geram benefícios para o planeta e também são mais saudáveis. Na categoria de volume dos consumidores, o país também está à frente aos seus vizinhos, com 32% mais brasileiros optando por itens dessa categoria ante o crescimento de 29% na América Latina.

Desde a primeira edição da pesquisa, realizada em 2020, pode ser vista uma recuperação na região, onde o total de vendedores no segmento aumentou 37%. No cenário brasileiro, o crescimento acumulado supera 45%. Em toda a região da América Latina, o número de vendedores e marcas que oferecem produtos de impacto positivo chegou aos 63 mil, sendo que 38% deles estão no Brasil.

“Queremos oferecer em um só lugar o maior número possível de produtos sustentáveis, facilitando o processo de compra dos consumidores e promovendo uma visão mais comprometida e abrangente para o planeta e para as pessoas”, explicou Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.

Perfil do consumidor

Uma pesquisa adicional realizada com 3.800 usuários da plataforma mostrou que a maior dos consumidores brasileiros da categoria sustentável, cerca de 32%, tem entre 35 e 44 anos. Os consumidores acima de 55 anos representam 32% dos compradores.

Dentre todos os países pesquisados, o Brasil representa 25% das respostas dos consumidores da região, sendo que 91% deles concordam que “a atual situação ambiental é muito preocupante”.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile