Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • M&C Capital
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Serviços

Serasa Experian vai lançar agente de IA para PMEs no WhatsApp

Solução analisa o crédito, recomenda a venda a prazo e faz a iniciação do pagamento

  • de Redação
  • 10 meses atrás
Serasa Experian vai lançar agente de IA para PMEs no WhatsApp

A Serasa Experian vai lançar, em setembro, um agente com Inteligência Artificial (IA) que transforma o WhatsApp em uma ferramenta de vendas para pequenas e médias empresas (PMEs). O empreendedor pode usar a solução para consultar as condições de crédito de seus clientes, receber recomendações personalizadas de parcelamento por meio do Serasa Recomenda e iniciar o processo de pagamento via Pix.

A solução, chamada de Agente Serasa Empresas, foi criada por meio de uma parceria entre a Serasa Experian e a DeLend, fintech especializada em infraestrutura agêntica com IA e Open Finance.

“Nosso maior objetivo é apoiar as pequenas e médias empresas em sua jornada empresarial. Criamos uma solução fluida, prática e inovadora, no canal mais popular do Brasil: o WhatsApp. Queremos promover mais facilidade, conveniência e inovação para esse público, possibilitando uma jornada fluida e focada em apoiar o empreendedor em seu grande objetivo: vender mais com menos risco”, diz o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero.

Como funciona?

Para usar a nova solução da Serasa Experience, os donos de PMEs devem iniciar uma conversa com o agente pelo WhatsApp e indicar seu potencial cliente. A partir daí, ele terá acesso a:

  • Consulta às condições de crédito, incluindo o Score, do cliente que deseja comprar a prazo;
  • Recomendação das condições de venda com IA: limite de crédito recomendado, número ideal de parcelas e risco de inadimplência;
  • Início imediato do pagamento via Pix, com agendamento das parcelas futuras e acompanhamento em tempo real do status da transação via Open Finance.

O que o agente faz?

O agente de IA da Serasa Experian recomenda condições de pagamento mais adequadas para as PMEs. A ideia é reduzir o risco de inadimplência, tornando o processo de venda mais simples, mesmo para quem não tem tempo ou familiaridade com ferramentas complexas.

Outro diferencial é a possibilidade de já iniciar o processo de pagamento. O agente entra em contato com o cliente final para agilizar a aprovação e fechar a venda no próprio WhatsApp.

“O Agente de Crédito Serasa fará todo o trabalho para que uma PME possa vender a prazo e receber em dia”, diz Fernando Steler, cofundador e CEO da Delend. “Além de apoiar com Inteligência Aplicada na tomada de decisão sobre as vendas a prazo, o Agente de IA conversa diretamente com os compradores e emite e registra os meios de pagamentos com iniciação Pix.”

Segundo ele, novas funcionalidades serão oferecidas. “Futuramente vai registrar a duplicata eletrônica, vai atrás do consentimento Open Finance dos clientes compradores e também atuará no controle automatizado dos lembretes e dos recebimentos, chegando até a negativação se for necessário. Fará o papel de um funcionário virtual inteligente e incansável que se replica aos milhões, apoia a análise de risco partir de dados e só volta com o trabalho concluído.”

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Notícias, Serviços, Tecnologia
  • Tags: BrasilcréditoEconomiaempresasestratégiaIAInteligência Artificialmercadomercado&consumonegóciospequenas e médias empresasPMEPMEsserasaserasa experianserviçosvarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Pesquisa diz que 56% votariam em candidato a favor do fim da taxa blusinhas

de Redação 21 de junho de 2026

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

de Bruna Lencioni 21 de junho de 2026

Smartstore cria "consultor de varejo" com IA e aumenta a receita em 18% em teste piloto

de Redação 20 de junho de 2026

PF vai investigar alerta falso da Defesa Civil após invasão hacker

de Redação 20 de junho de 2026

Dia Supermercados amplia aposta em marca própria e entra na onda das bebidas proteicas

de Redação 20 de junho de 2026

Grupo L'Occitane tem novo presidente e diretor-geral; confira outras mudanças

de Redação 20 de junho de 2026

Presidente do México confirma viagem de time da Pemex ao Brasil para acordo com Petrobras

de Redação 19 de junho de 2026

Azzas avalia alternativas para a Farm Rio e contrata Morgan Stanley

de Redação 19 de junho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile