O que o varejo físico enxerga no e-commerce? Será a grama do vizinho?

Hoje pela manhã acordei, fui na sacada e olhei para o jardim, o gramado estava com muitas falhas na grama, cheio de plantas daninhas, alguns insetos, e para minha tristeza olho um pouco mais longe e enxergo o gramado do vizinho: uniforme, sem insetos, com pássaros… Volto e olho para o meu novamente e fico pensativo.

Me pego rindo sozinho e fico pensando, por que esta visão? Num piscar de olhos, tenho a resposta, simples, fácil e direta: distância. Passadas algumas horas, fiquei com aquilo martelando em minha cabeça.

Me dou conta que o mercado físico olha para o e-commerce como eu olhei para a grama do vizinho. É a mesma coisa: olham de longe e acham que é um paraíso.

Para começar, as empresas de e-commerce estão em vários estágios. As entrantes no mercado, por exemplo, são empresas que vão tomar porrada porque têm muito mais coisas para aprender, porém, depois de certo tempo e depois de crescerem um pouco, todos os e-commerces têm situações e necessidades bem similares.

Se você tem uma loja física, não se sinta ameaçado pelo e-commerce: a grama do vizinho não é mais verde, é você que está olhando de longe. Vá visitar seu vizinho e conhecer a grama dele.

Para exemplificar vou comentar algumas situações em que o comércio eletrônico precisa lidar diariamente e que, uma loja física, pode ter, mas em menor complexidade.

Então quando se fala em comércio eletrônico, as empresas físicas precisam entender que é uma operação complexa, e não são todas as empresas que querem o fim das lojas físicas.

O varejo físico, porém, precisa aprender a usar o mercado digital para ampliar as vendas das lojas físicas, seja por meio de marketing, catálogo virtual, pós venda, contato com clientes, suporte, vendas de pacotes promocionais, etc. Se ficar esperando, o fim será sua culpa e não das lojas virtuais.

Hoje o e-commerce é responsável por, no máximo, 5% das vendas globais. O mercado físico ainda representa 95% do total de vendas, ou seja: sejam eficientes no mercado e olhem para a grama de vocês. Vá conhecer a grama do vizinho e tenho certeza que você verá que não é tão perfeita como quando se olha de longe.

Observação:

Acho que aqui vale uma ressalva importante, aos nossos legisladores, que precisam entender o e-commerce de forma mais global. Então tenham mais atenção e venham conhecer a grama do vizinho para entender melhor.

 

Fonte: ecommercebrasil

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