Brasileiros pretendem gastar, em média, R$ 500 em presentes no Natal

O preço continua a ser o principal fator de decisão para 57% dos entrevistados

Brasileiros pretendem gastar, em média, R$ 500 em presentes no Natal

Os brasileiros vão gastar mais com presentes de Natal neste ano. Segundo uma pesquisa realizada pela Shopee, os consumidores planejam investir, em média, R$ 526 em presentes, representando um aumento de 17% em relação ao valor médio de R$ 450 registrado em 2023.

A maioria dos entrevistados pretende comprar presentes de Natal até 8 pessoas; e o Pix se consolida como o método de pagamento preferido pelo segundo ano consecutivo, com 55%, seguido pelo cartão de crédito, com 31%.

Entre as categorias mais buscada, roupas femininas lideram as intenções de compra, com 52% das preferências, seguidas de calçados (43%) e brinquedos e hobbies (37%).

“A pesquisa de intenção de compras de Natal demonstra que os consumidores estão mais confiantes e dispostos a investir mais. A escolha por roupas femininas, calçados e brinquedos reflete a continuidade das preferências por categorias tradicionais, mas também revela uma oportunidade para marcas focarem em produtos que atendam às necessidades”, afirma Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee.

Planejamento e preço como prioridades

Entre os entrevistados, 46% afirmaram que costumam organizar suas compras natalinas com pelo menos três semanas de antecedência. O preço, no entanto, continua a ser o principal fator de decisão para 57% dos entrevistados, enquanto 17% priorizam atender os desejos dos presenteados e 15% destacam a facilidade de encontrar os itens.

O estudo mostra ainda que 48% dos consumidores adotam uma abordagem metódica: primeiro escolhem o presente desejado e, em seguida, buscam a loja que oferece o melhor preço.

“O preço continua sendo o principal critério de decisão para a maioria das pessoas, o que reforça a importância de oferecer ofertas atraentes e competitivas. Além disso, a busca por produtos desejados é uma prioridade, sendo seguida pela escolha da loja com a melhor oferta, o que destaca a necessidade de um bom equilíbrio entre visibilidade e competitividade no mercado”, destaca Piringer

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile