Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Sete em cada dez companhias que investem em tecnologia no Brasil são microempresas

São Paulo é o estado que mais concentra empresas que investem em soluções tecnológicas

  • de Redação
  • 1 ano atrás

As microempresas (até nove funcionários) representam 68,9% do total das organizações que mais adotam tecnologia em alguma esfera organizacional. O estudo foi divulgado no Índice Cortex de Adoção de Tecnologias pelas Empresas, que analisou 1,1 milhão de empresas.

Atrás das microempresas, estão as pequenas corporações (de 10 a 49 funcionários), com 24% do total, seguidas pelas médias empresas (de 50 a 249 funcionários), com 4,2%, e as grandes (acima de 250 funcionários) representadas por 2,7% da pesquisa realizada.

“O mundo vem experimentando um expressivo aumento na adoção de recursos tecnológicos nos últimos anos. Em 2023 isso ficou ainda mais latente com a divulgação e popularização de soluções de IA Generativa. Podemos dizer que o investimento em tecnologia é hoje uma condição fundamental para que qualquer companhia possa evoluir e se destacar ”, diz Marvin Fiori, diretor de Inovação na Cortex.

O Brasil possui 23,1 milhões de CNPJs ativos, sendo que 84,96% são micros, 12,25%  pequenas, 1,99% médias e 0,80% grandes empresas. Deste total, o levantamento considera as empresas que possuem websites, nos quais foram possíveis detectar as tecnologias mapeadas (1,1 milhão). Entre as categorias de tecnologia que foram analisadas estão as soluções para E-commerce, Comunicação, Produtividade e Colaboração, Provedor Cloud, Segurança, Gestão e Contratação, e Finanças.

A pesquisa também mapeou a adoção de tecnologias por faixa de faturamento. Segundo o levantamento, mais de 212 mil empresas com faturamento de R$ 0 a R$ 10 milhões adotam alguma tecnologia para os seus negócios. Das companhias com renda entre R$ 11 milhões e R$ 500 milhões, o número é de 11.104 e as que possuem uma renda acima de R$ 500 milhões somam 752.

“O fato de o número de micro e pequenas empresas serem maior no levantamento reflete a quantidade do tipo existentes no Brasil. Vale destacar que a tecnologia é democrática e, atualmente, está ao alcance de companhias de diferentes tamanhos e áreas de atuação”, enfatiza Flori.

Nos dados por segmento de atuação, empresas que trabalham com Serviços são as que mais adotam tecnologias, com um total de 81.828 companhias, seguido por Varejo (74.570) e Indústria (25.407).

 

Na análise em divisão por estados, São Paulo concentra o maior número de empresas que adotam tecnologias para os seus negócios, com um total de 102.676, seguido por Minas Gerais, 25.088, e Rio de Janeiro, com 21.551. O levantamento ocorreu no mês de janeiro de 2024

Adoção de tecnologias por estado:

Com informações de Mercado&Tech
Imagens: Shutterstock e Divulgação

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: Brasildigitale-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiaexpansãoFaturamentoinovaçãoinvestimentomercadonegóciosserviços

Conteúdo Relacionado

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile