Tecnologia e sustentabilidade foram os destaques da Super Rio Expofood

Realizada no Rio de Janeiro, feira apresentou tendências e novidades do setor alimentício

Termina hoje, no Rio de Janeiro, o Super Rio Expofood, feira de tendências e novidades do setor alimentício. Realizada pela Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), a 32ª edição da feira marca a retomada de eventos de negócios do setor e deverá receber 40 mil visitantes nos três dias de evento.

Com participantes de 17 países, o Expofood contou com cerca de 500 expositores e, pela primeira vez, teve um espaço exclusivo para negócios internacionais na feira, o Imex Trade.

“Nosso segmento está presente no dia a dia dos brasileiros, por isso é fundamental manter a cadeia produtiva aquecida, estreitando o relacionamento para contribuir com as rodadas de negócios”, destaca o presidente da Asserj, Fábio Queiróz, na abertura do evento.

O Imex Trade é um espaço exclusivo para negócios internacionais na feira

Tecnologias em alta

Um supermercado do futuro estará montado no estande da RP Info, onde os visitantes receberão um Gift Card SigaCred para conhecer o espaço Hipelab e degustar as diversas soluções e novidades tecnológicas reunidas no local.

O Hipelab é um instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que tem a RP como sponsor. “Este é um novo conceito para empreendedores ‘fora da caixa’, que acreditam que a colaboração e a inovação aberta são o futuro do setor”, afirma o diretor comercial da empresa, Tiago Nascimento.

Para mostrar de perto como é o dia a dia da produção de galinhas livres, o estande do Grupo Mantiqueira terá óculos de realidade virtual 3D, para que o público faça visitas virtuais à unidade de Lorena, como se estivesse na própria granja. A empresa também fará o lançamento da nova marca corporativa, a Mantiqueira Brasil, e as inovações da N.OVO, foodtech e spin-off do grupo, que produz alimentos 100% à base de plantas.

“Após uma excelente aceitação por parte de nossos clientes e consumidores dos primeiros produtos lançados, estamos entrando com força total em produtos que podem ser consumidos como fonte de proteína diariamente pelo brasileiro”, afirma Amanda Pinto, fundadora da N.OVO.

A Visual Mix, em parceria com a Fiserv, vai apresentar o terminal para correspondente bancário, que permite ao cliente do supermercado realizar pagamentos de contas e recargas de celulares por meio eletrônico ou dinheiro.

Além disso, a empresa vai operar, em ambiente real, as novas modalidades do Banco Central para Pix: Pix Saque e Pix Troco. A Fiserv terá um especialista em Pix para debater quais são as novidades que essa nova medida do Bacen (regulamentada em novembro de 2021) representa de oportunidade, quando associado à automação comercial.

Entre os destaques apresentados pela Friboi na Expofood estão o pão de queijo Seara Gourmet, que é produzido com ingredientes frescos e um mix com três queijos, e a mortadela duplamente defumada Seara Gourmet, cozida no vapor por 9 horas e defumada naturalmente duas vezes. A marca também destacará suas linhas Friboi, Maturatta Friboi e 1953 Friboi.

Supermercado do futuro

Com a palestra Supermercado do Futuro, da consultora em varejo Walquyria Majeveski, a Asserj lançou a pesquisa “Como será o supermercado em 2032?” durante a Expofood.

Realizada durante o workshop, a pesquisa contou com 15 perguntas, que foram respondidas por cerca de 60 participantes. O objetivo é definir, na visão dos supermercadistas, como o setor vai se comportar diante das transformações digitais e do novo padrão de consumidor. O resultado será tabulado pela Asserj e divulgado em breve.

Segundo Walquyria, o supermercado da próxima década será influenciado por dois aspectos: os impactos da vida atual – afetados por pandemia, guerra na Ucrânia, inflação e emprego – e pelo perfil do novo consumidor, composto pela geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) e a geração Alpha (nascidos a partir de 2010).

“A pesquisa foca no período de 10 anos porque é o tempo em que estas pessoas, que nasceram nos anos 2000, vão adquirir poder de compra. Precisamos pensar neste consumidor e em como ele irá se comportar. O que vai impactar esta geração, que é tão diferente da nossa?”, questiona.

Imagens: Divulgação

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