Serviço, preço e conveniência: os aprendizados da EuroShop 2023

Entre as estratégias para atrair o consumidor estão o uso de telas “de um jeito inteligente” e manequins hiper-realistas

Antes da pandemia de covid-19 começar, em 2020, o varejo acelerava sua expansão por meio de formatos de lojas menores, com foco na conveniência. Hoje, a busca por preços e serviços também ganhou força. Essas foram algumas tendências apresentadas na EuroShop, uma das principais feiras de varejo no mundo, que aconteceu no início de março, em Düsseldorf, na Alemanha.

Os aprendizados e insights que podem ser aproveitados pelos varejistas brasileiros foram apresentados, terça-feira, 21, no Popai Trends, pós-Euroshop. “O evento é a realização de uma jornada que não termina neste momento. Por que eu disse que não termina? Porque esse conhecimento é fluido e nós vamos continuar aplicando para construir melhor essa relação entre indústria, varejo, fornecedores e agência”, afirma Bruno Busquet, presidente do Popai Brasil.

Busquet destaca que a ideia é compartilhar o conhecimento e os aprendizados com quem não teve a oportunidade de participar do evento.

Na palestra “As tendências e inovações da EuroShop”, Manoel Alves Lima, CEO sênior partner da FAL Design Estratégico, apresentou estratégias que podem ser adotadas para atrair o consumidor.

“A impressão que tínhamos é que o preço e a conveniência iriam dominar o varejo, mas a experiência vem sendo adotada, cada vez mais, por todos os formatos. E a questão dos serviços também”, diz.

Um dos destaque apontados por Lima é o uso de telas “de um jeito inteligente”.  O uso de luz e de neon para expor o produto em prateleiras iluminadas também causa uma experiência marcante no consumidor ao entrar na loja.

O uso de materiais ressignificados, como o concreto, a reciclagem de matéria-prima e a utilização de manequins hiper-realista para representação do estilo de vida foram outras tendências vistas na EuroShop 2023. “Depois da pandemia, queremos encontrar pessoas e os manequins têm expressão, com barba, cor, cadeirantes ou com a perna amputada.”

Na França

Além da EuroShop, na Alemanha, o grupo realizou visitas técnicas na França para conhecer as tendências que estão acontecendo por lá.

“De 2020 para cá, muita coisa aconteceu. Fizemos extensão da EuroShop na França, com visitas técnicas e interações. E uma questão importante que estamos vivendo no mundo é a inflação, de 7,9% na Alemanha e 5,9% na França”, diz Silvio Laban, associate dean business administration professional masters do Insper.

Segundo ele, nesse período, uma das grandes marcas no varejo foi a tecnologia. Além disso, as pessoas passaram a se preocupar com saúde mental, meio ambiente e diversidade.

Entre as visitas feitas, Laban destacou a da rede francesa de supermercados E.Leclerc, que é orientada pelo slogan “Se importando com tudo o que importa para você, consumidor”, e na loja de departamento Galerie Lafayette, que conta com produtos da moda destinados a todo tipo de público e nas mais diversas faixas de preços. “Eles estão tentando se reinventar e estavam fazendo uma ação da Granado logo na entrada.”

Imagem: Divulgação

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