Inflação faz paulista escolher preço e consumo de produtos premium tem queda de 40,3%

Já a compra de produtos de entrada e intermediários cresce perto de 30%

consumo

O consumidor paulista está optando por produtos mais baratos em sua cesta de compras no supermercado. Os produtos premium e premium mais registraram queda de 40,3% no consumo no primeiro trimestre de 2023, segundo levantamento do Dotz, plataforma que oferece benefícios a consumidores por realizarem compras e pagamentos.

A queda mais acentuada ocorreu nas classes mais baixas, chegando a 49% menos; enquanto nas classes mais altas a queda foi de 29,5%.

Ao mesmo tempo, houve um aumento de 28,6% no consumo de itens considerados de entrada, com faixa de preço entre R$ 3 e R$ 6, 28,6%, e de 23,3% nos intermediários, que custam de R$ 8 a R$ 20.

Esse comportamento está relacionado à alta dos preços destes produtos e indica uma maior adesão do consumidor aos itens mais baratos: na categoria premium, os valores avançaram 30,2%, enquanto os premium mais subiram 42,7%.

Carne mais barata; arroz e feijão mais caros

O preço dos cortes de carne bovina caiu 7,1% no 1º trimestre de 2023 nos supermercados em São Paulo, em relação ao mesmo período de 2022.  Já os preços do café e do açúcar caíram 3,5% e 1,1%, respectivamente.

Os grãos tiveram aumento, arroz subiu 19,2% e o feijão 18,5%. Além do leite que ficou 16,9% acima do valor registrado em 2022, assim como o óleo vegetal, que aumentou 8,6% no mesmo período.

“Notamos que a cesta básica ainda pesa no bolso do consumidor brasileiro, porque a inflação está em alta nos principais itens que a compõem”, afirma o CEO da Dotz, Roberto Chade.

Poder de compra menor

Segundo o levantamento, há uma contínua tendência de perda de poder de compra do brasileiro. Mesmo com o gasto médio tendo aumentado 8%, de R$ 347 para R$ 376, a quantidade de itens por cesta caiu 11%, nesse mesmo período.

O fator que colaborou para esse fenômeno foi o aumento do preço médio dos produtos nos supermercados – passando de R$ 7,58 para R$ 8,71, 15% maior.

Imagem: Shutterstock

 

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