Por dentro do varejo – da estratégia à excelência operacional

Por Alexandre van Beeck*

Para quem vive o varejo e acompanha as tendências de negócios e consumo, é fundamental conhecer boas práticas de operações que se destacam em seu propósito. Quando desenvolvemos um programa de visitas técnicas ao varejo, seja no Brasil ou no exterior, em um primeiro momento, identificamos as fortes tendências do varejo que inspiraram o pensamento estratégico, que servirá de direcionamento para ser executado com excelência em diferentes modelos de negócio.  Seguindo esta metodologia desenvolvemos o programa de Study Tour para o LATAM Retail Show.

TENDÊNCIAS DE VAREJO

Hub de Soluções e Serviços

Um movimento cada vez mais forte no varejo global é transformar as lojas e negócios de varejo em um local que crie uma forte identificação com os valores de seus consumidores. A tendência do varejo em se tornar um Hub de Soluções e Serviços, traduz a necessidade dos consumidores em encontrar soluções nos pontos de venda, valorizando a experiência de compra e da conveniência para resolver seus problemas acima de qualquer coisa. Sob diferentes aspectos, buscamos por exemplos de operações nacionais que reforçam essa tendência.

Diversificação do Modelo de Negócio

O varejo deve fugir constantemente da oferta tangível e da guerra improdutiva do preço mais baixo. Inovação em processos e gestão, análise do comportamento do consumidor, a busca constante de aumento de produtividade e conversão de vendas, são assuntos recorrentes no varejo moderno. Muitos segmentos buscam pela diversificação do modelo de negócio como uma estratégia para se manterem competitivos e fortalecer a fidelização de novos consumidores.

ESTRATÉGIA

São Paulo é a capital dos negócios no Brasil e um celeiro de operações que servem de benchmark para todo o país. A partir da identificação dessas tendências, conversamos com diversas executivos de diferentes operações para entender sua estratégia e posicionamento. Mapeamos os principais varejistas dentro dos segmentos de Conveniência, Moda, Shopping Center, Entretenimento, Alimentação para conseguir extrair de cada um deles as estratégias por trás dessas operações. Durante as visitas, os grupos serão recebidos por esses executivos que apresentarão seus pensamentos estratégicos antes de apresentar suas operações.

EXECUÇÃO

O desafio da implementação estratégica é grande e envolve, muitas das vezes, toda a cadeia produtiva do negócio. Ao visitarmos as lojas analisaremos quatro pontos básicos: Atendimento, Ambientação, Abastecimento e Administração.

Desta forma, entenderemos o que foi preciso fazer para colocar em prática a estratégia. Novas negociações com parceiros e fornecedores, novos processos logísticos, criação de indicadores de performance e controle, funcionam como pano de fundo das operações. Assim como, a perfeita exposição dos produtos, novo sortimento, uso da tecnologia, o design da loja e treinamento dos funcionários são fundamentais para criar uma experiência diferenciada para cada cliente.

Ao liderar um projeto como este, a consultoria consegue exercitar tanto o poder de análise de negócios como provocar uma discussão mais profunda com o grupo sobre os caminhos que o varejo brasileiro está seguindo, inspirando o desenvolvimento do seus negócios.

O programa de visitas técnicas para o LATAM Retail Show, foi desenvolvido pelo Grupo GS, através da GS&AGR Consultores, acontecerá nos dias 22 e 26 de agosto. Maiores informações sobre o programa de visitas técnicas aqui:

O LATAM Retail Show acontece de hoje (23) até o dia 25, no Expo Center Norte.  Acesse www.latamaretailshow.com.br e inscreva-se gratuitamente para a Expo.

*Alexandre van Beeck (alexandre.beeck@agrconsultores.com.br) é head de Entrega de Projetos da GS&AGR Consultores. Siga-o no Twitter: @beeck

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