Varejista chinês Miniso pede desculpas por se promover como uma marca de estilo japonês

Há anos empresa se descreve como "uma varejista de produtos de estilo de vida inspirada no Japão"

Varejista chinês Miniso por se promover como uma marca de estilo japonês

O Grupo Miniso da China pediu desculpas por se promover como uma marca de estilo japonês e disse que faria mudanças em suas lojas para corrigir isso, tornando-se o mais recente varejista a responder a uma onda de patriotismo entre os compradores chineses.

Segundo o site Inside Retail, a empresa, que tem mais de 5.000 lojas na China e no exterior, há anos se descreveu como “uma varejista de produtos de estilo de vida inspirada no Japão”, e foi comparada à rede Muji operada por Ryohin Keikaku, listada em Tóquio.

No entanto, no início deste mês, atraiu raiva dos usuários chineses das redes sociais depois que sua conta no Instagram espanhola postou uma foto de bonecas, uma das quais chamou de “boneca gueixa japonesa”, mas que os usuários chineses apontaram que estava usando um vestido qipao, uma roupa tradicional chinesa.

Na semana passada, a Miniso emitiu um longo pedido de desculpas, dizendo que a empresa em seus primeiros dias havia “tomado o caminho errado” com seu posicionamento de marca e estratégia de marketing, tendo contratado um designer japonês como seu designer-chefe entre o final de 2015 e 2018.

Ele disse que desde o final de 2019 começou a remover elementos japoneses de suas lojas e sacolas de compras, dizendo que já havia feito isso em suas 3.100 lojas na China.

Também prometeu começar a mudar as placas e decoração de interiores em suas mais de 1.900 lojas no exterior, acrescentando que completaria os movimentos até o final de março de 2023.

A empresa também disse que puniria executivos seniores envolvidos com a estratégia anterior e que sua sede seria responsável por todas as suas contas de mídia social no exterior no futuro. “Examinaremos rigorosamente o conteúdo e faremos um bom trabalho de exportação da cultura chinesa e dos valores”, disse.

Os consumidores chineses têm monitorado mais de perto nos últimos anos o comportamento das grandes marcas e se tornado cada vez mais críticos de empresas estrangeiras ou empresas locais vistas como insuficientemente patrióticas.

Com informações de Inside Retail

Imagem: Shutterstock

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