Considerando produtos de maior valor agregado, o marketing (36%) é a melhor opção para distribuição de investimento em ações de venda durante a Black Friday 2024, que está cada vez mais próxima e acontecerá no dia 29 de novembro. O levantamento foi realizado pelo Ibevar-Fia Business School, com base em dados acumulados desde 2016, para orientar as empresas varejistas sobre a melhor forma de alocar o orçamento para a data.
O estudo aponta que, além do marketing, as outras melhores opções de investimento são ofertas (30%), criação de uma boa experiência de compra para os clientes (20%) e investimento em logística (15%). Para itens de menor valor agregado, o estudo sugere uma divisão de 55% para marketing, 35% para ofertas e 10% para logística.
“A avaliação quantitativa considerou possíveis impactos para um esforço global de investimentos, (tempo, dinheiro, etc.), de acordo com as condições de cada empresa, igual a 100%, e como esse percentual deveria ser distribuído entre as alternativas promocionais de modo a maximizar os benefícios da ação”, explica Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da Fia Business School
Desde 2016, tem sido observado um aumento, especialmente, na procura por produtos tecnológicos e eletrodomésticos, o que reflete não apenas um maior acesso à internet e dispositivos móveis, mas também uma mudança no estilo de vida e nas necessidades do consumidor moderno.
Consolidada no varejo nacional, a Black Friday é, atualmente, o segundo momento mais importante no calendário do setor, superada apenas pelo Natal. Assim, as empresas comerciais precisam se preparar adequadamente para atender à demanda, que, em geral, fica 25% acima da média anual de vendas.
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