Mercado de bens de luxo projeta crescimento de 21% em receita de vendas em 2022

Gerações Y e Z representaram todo o crescimento do mercado durante o ano

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O mercado global de bens de luxo deu mais um salto em 2022, apesar das condições incertas do mercado. No próximo ano, e pelo resto da década, ele segue pronto para continuar expandindo mesmo diante da atual turbulência econômica.

De acordo com a 21ª edição do estudo de luxo Bain & Company com Alagamma, associação italiana da indústria de fabricantes de bens de luxo, o mercado global de bens de luxo deve atingir um valor de cerca de 1,4 trilhão de dólares em receita de vendas neste ano, crescendo 21% na comparação com 2021 (nas taxas de câmbio atuais).

“A nouvelle vague – a nova onda – do mercado de bens de luxo exigirá evolução em meio a disrupção, adaptação em meio à incerteza e uma expansão da criatividade em todos os fundamentos, tudo isso enquanto novas tendências e conceitos se desenvolvem”, aponta Claudia D’Arpizio, sócia da Bain & Company e líder da prática global de bens de luxo e moda da Bain, principal autora do estudo.

Geração Z será principal consumidor 

Mesmo diante das condições recessivas esperadas nas principais economias até 2023, a análise da Bain e Altagamma projeta expansão nas vendas e no valor de mercado de bens de luxo ao longo do próximo ano e década. A análise observa que, mesmo com uma possível recessão global no próximo ano, o impacto na indústria pode ser diferente do da crise financeira global de 2008-2009.

Um fator poderoso para o crescimento do setor no restante da década serão as tendências geracionais, informa a análise. As gerações Y e Z representaram todo o crescimento do mercado em 2022. Nos próximos anos, os gastos da Geração Z e da Geração Alfa devem crescer cerca de três vezes mais rápido do que de outras gerações até 2030, perfazendo um terço do mercado.

Isso é, em parte, impulsionado por uma atitude mais precoce em relação ao luxo, com os consumidores da Geração Z começando a comprar itens de luxo cerca de 3 a 5 anos antes da Geração Y (aos 15 anos, versus aos 18-20), e a geração Alfa esperava se comportar de maneira semelhante.

Omnichannel 3.0

O varejo continua dominando, enquanto os canais online vêm uma normalização em seu crescimento. Os próximos anos atingirão uma nova indefinição das fronteiras entre ‘monomarca’ e comércio eletrônico, o que levará cada vez mais as marcas a adotarem uma abordagem “Omnichannel 3.0”, habilitada e aprimorada por novas tecnologias.

A base de consumidores do mercado de luxo também está se ampliando, com cerca de 400 milhões de clientes em 2022, e com previsão de expansão para 500 milhões até 2030. Esse crescimento do mercado é impulsionado por fatores que vão além da aspiração, com os consumidores se tornando mais exigentes e intensificando a concorrência por lealdade.

A extremidade superior do mercado também está se expandindo e representou cerca de 40% do valor de mercado em 2022 em comparação com 35% do ano passado, com esses consumidores valorizando produtos e experiências únicas.

Imagem: Shutterstock

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