Com o objetivo de aprimorar a mensuração de resultados de campanhas no Brasil, a LiveRamp expandiu sua parceria com o TikTok, após implementá-la em mercados como França e Reino Unido. A colaboração entre as empresas permite que os profissionais de marketing obtenham insights mais precisos ao combinar os dados de mídia do TikTok com dados transacionais da rede de colaboração da LiveRamp, proporcionando uma análise detalhada do desempenho das campanhas em tempo real.
De acordo com Thaissa Gentil, head of Sales Latam da LiveRamp Brasil, a parceria com o TikTok tem permitido que os anunciantes vão além dos modelos tradicionais de mensuração, como o Media Mix Modeling, oferecendo uma abordagem mais precisa e centrada no indivíduo.
“Em um cenário em que a jornada de compra é cada vez mais fragmentada — com o consumidor sendo impactado no digital, mas muitas vezes concluindo a compra no ambiente físico —, a mensuração determinística em nível de pessoa se destaca como a ferramenta mais acurada para entender o real impacto das campanhas”, explica.
Com o clean room da LiveRamp, é possível cruzar os registros de exposição do TikTok com informações transacionais dos parceiros da empresa. Essa abordagem permite uma medição determinística, oferecendo insights profundos sobre o impacto da mídia no comportamento de compra do consumidor. Ao utilizar a mensuração baseada em pessoas, os profissionais de marketing podem conectar impressões a conversões em lojas físicas e eventos presenciais, possibilitando o acompanhamento offline.
“A maior parte das vendas no Brasil ainda acontece no ambiente físico, o que torna essencial a capacidade de conectar sinais entre os mundos online e offline. Para segmentos do varejo físico, essa integração é crucial para alcançar uma mensuração verdadeiramente determinística”, afirma.
Empresas de bens de consumo (CPG) no Brasil já aplicaram a parceria entre LiveRamp e TikTok em diversas campanhas, destacando indicadores-chave de desempenho (KPIs). Os principais resultados incluem:
- As campanhas mais impactantes registraram um aumento de vendas de até 29,23% nos gastos dos clientes.
- Em média, a parceria entre LiveRamp e TikTok permitiu comparar grupos expostos aos anúncios com grupos de controle, resultando em um lift médio de 6,29% no desempenho das campanhas.
- Campanhas de destaque, como uma no setor de bebidas não alcoólicas, alcançaram um aumento de 20,67% nas vendas.
- O Retorno Incremental sobre o Investimento em Publicidade (iROAS) atingiu R$ 1,44 — um indicador que mede o retorno incremental gerado pelas campanhas, superando os resultados típicos do setor.
Setorial
Thaissa afirma que a LiveRamp tem observado uma evolução mais assertiva e eficiente por parte dos anunciantes no uso de mensuração determinística. Segundo a executiva, o ecossistema de retail media está entre os mais maduros nesse aspecto. Além disso, varejistas e marcas têm investido em estruturas sólidas de colaboração de dados, o que viabiliza o uso consistente da mensuração determinística para conectar campanhas a resultados de negócio.
“Há segmentos com grande potencial que ainda estão em estágios menos avançados. Fashion retail, setor financeiro e companhias aéreas são exemplos de mercados que já contam com acesso a dados primários de qualidade, mas que ainda podem explorar com mais profundidade as oportunidades da mensuração determinística — conectando dados de mídia a dados transacionais para extrair insights mais precisos e mensuráveis”, destaca Thaissa.
Com informações de Mercado&Tech.
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