Cinco dicas para melhorar o desempenho em negócios home office

Planejamento financeiro e atenção aos horários são pontos importantes para quem quer trabalhar de casa

Segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, e a International Telework Academy, 12 milhões de trabalhadores brasileiros  já atuam neste setor. Além disso, uma pesquisa da SAP Consultores Associados, feita com 200 companhias, aponta que 36% das empresas brasileiras adotam práticas de home office, sendo 75,12% só em São Paulo.

Rotina flexível e outras facilidades, entretanto, devem ser encaradas com cuidado, pois segundo dados do Sebrae, em média, 80% dos negócios Home Office entram em crise ou encerram suas atividades por falta de experiência ou planejamento adequado.

– CRIAR UMA ROTINA

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o home based configura um trabalho e deve ser levado a sério. Assim, é importante que haja horários fixos de trabalho, incluindo o tempo de almoço, a fim de gerar uma disciplina cotidiana que, aos poucos, se transformará em costume.É preciso lembrar ainda que não é porque se trabalha em casa que se deve trabalhar o tempo todo. Um profissional carregado torna-se improdutivo, portanto é importante deixar as tarefas restritas ao tempo já delimitado pelo empreendedor.

– APROVEITAR A FLEXIBILIDADE

O grande trunfo deste modelo de trabalho é a possibilidade de limitar o horário de trabalho de maneira que seja possível dar conta de outros projetos profissionais. Mas, para isso, organização é fundamental. Tenha todas as atividades programadas e agendadas, para evitar confusões e perder prazos.

– PREPARAR O AMBIENTE

Um ambiente específico e bem preparado é fundamental para que o trabalho flua, pois evita distrações e estimula a proatividade. Além disso, lá ficarão concentrados todos os instrumentos necessários, desde uma cadeira e mesa confortáveis, até os materiais de ensino e cronogramas de aulas. Uma boa dica, caso não more sozinho, é conversar com as pessoas que dividem o teto com você e traçar limites entre os ambientes da casa para que o expediente não seja interrompido.

– TRAÇAR METAS

Nenhum trabalho avança quando não há alvos claros e definidos. Aqui, entram desde o planejamento de tarefas diárias, até planejamentos a médio e longo prazo, por exemplo, em relação ao faturamento que se deseja alcançar e no que esse valor será investido.

– ORGANIZAR AS FINANÇAS

Traçadas as metas, é hora de organizar as finanças para que os objetivos sejam alcançados. Em primeiro lugar, é preciso preocupar-se com o capital de giro do negócio – quantia de dinheiro que não deve ser mexida. De acordo com o Sebrae, o fluxo de caixa necessário para tocar um trabalho Home Office é baixo, pois não há muito gasto com pessoal e manutenção, mas é preciso que ele exista para suprir qualquer despesa não planejada.

As dicas são de César Lucchesi, diretor da English Talk, rede de ensino de inglês para adultos que criou o English Talk Private, um modelo home based que disponibiliza a tecnologia e o método da empresa para professores de inglês darem aulas particulares.

De acordo com Lucchesi, a ideia do projeto é fortalecer o micro e pequeno empreendedor para que ele se torne um profissional completo e, ao mesmo tempo, possua uma rotina flexível, que o permita dar conta de outros projetos.

Mas ele chama atenção para um grande dilema de professores particulares: o desconforto em cobrar mensalidade dos alunos, algo que pode levar a um problema financeiro no futuro e que o novo modelo de franquia pretende resolver ao disponibilizar um backoffice para a realização do controle financeiro dos professores. “Nosso objetivo é facilitar a vida do pequeno empreendedor e fortalecê-la para que ele se consolide sem precisar passar por apertos financeiros ou dificuldades operacionais”, comenta Lucchesi.

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