Programas de fidelidade crescem entre pequenos varejistas

Movimento segue procura do consumidor por benefícios durante as compras

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O brasileiro tem se interessado cada vez mais em receber benefícios nas compras do dia a dia. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), o percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade cresceu desde 2019. Na época, 65% disseram preferir esses estabelecimentos; em 2022, a porcentagem ficou em 72%.

De olho nesse crescimento, pequenos varejistas apostam cada vez mais nesse tipo de estratégia para manter o cliente fiel, atrair novos consumidores e aumentar as vendas. Segundo balanço da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os micro e pequenos varejistas foram responsáveis por mais de 180 mil novas lojas em 2021.

“Pequenos varejistas podem criar ofertas e recompensas exclusivas e que agregam valor real para os clientes. Seja a loja de bebidas do bairro ou a pizzaria que dá reais de desconto a cada determinado número de compras, selos que são acumulados na padaria ao lado do trabalho que podem render uma refeição gratuita, varejistas de roupas sustentáveis ​​que oferecem recompensas pela reciclagem. Os exemplos são muitos e podem ser vistos com cada vez mais frequência”, conta o diretor-executivo da ABEMF, Paulo Curro.

Inúmeras possibilidades 

O especialista ainda explica que esses negócios têm a vantagem de poder se adaptar rapidamente às respostas do cliente, facilitando a mudança ou criação de benefícios que fazem uma diferença real no dia a dia das pessoas.

“Na prática, os micro e pequenos negócios podem oferecer um programa próprio ou fazer parceria com empresas já consolidadas no setor, a depender da estrutura e disponibilidade de cada um. Importante é entender que os programas de fidelidade oferecem inúmeras possibilidades, tanto para consumidores quanto para as empresas, e essa flexibilidade permite que sejam adaptados à realidade de cada um”, conclui Paulo Curro.

Imagem: Shutterstock

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