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Home Destaque do dia

Programas de fidelidade crescem entre pequenos varejistas

Movimento segue procura do consumidor por benefícios durante as compras

Redação de Redação
25 de janeiro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
varejo

O brasileiro tem se interessado cada vez mais em receber benefícios nas compras do dia a dia. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), o percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade cresceu desde 2019. Na época, 65% disseram preferir esses estabelecimentos; em 2022, a porcentagem ficou em 72%.

De olho nesse crescimento, pequenos varejistas apostam cada vez mais nesse tipo de estratégia para manter o cliente fiel, atrair novos consumidores e aumentar as vendas. Segundo balanço da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os micro e pequenos varejistas foram responsáveis por mais de 180 mil novas lojas em 2021.

“Pequenos varejistas podem criar ofertas e recompensas exclusivas e que agregam valor real para os clientes. Seja a loja de bebidas do bairro ou a pizzaria que dá reais de desconto a cada determinado número de compras, selos que são acumulados na padaria ao lado do trabalho que podem render uma refeição gratuita, varejistas de roupas sustentáveis ​​que oferecem recompensas pela reciclagem. Os exemplos são muitos e podem ser vistos com cada vez mais frequência”, conta o diretor-executivo da ABEMF, Paulo Curro.

Inúmeras possibilidades 

O especialista ainda explica que esses negócios têm a vantagem de poder se adaptar rapidamente às respostas do cliente, facilitando a mudança ou criação de benefícios que fazem uma diferença real no dia a dia das pessoas.

“Na prática, os micro e pequenos negócios podem oferecer um programa próprio ou fazer parceria com empresas já consolidadas no setor, a depender da estrutura e disponibilidade de cada um. Importante é entender que os programas de fidelidade oferecem inúmeras possibilidades, tanto para consumidores quanto para as empresas, e essa flexibilidade permite que sejam adaptados à realidade de cada um”, conclui Paulo Curro.

Imagem: Shutterstock

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