Gerando Falcões expande com modelo de franquia e chega a mais 6 mil comunidades

Parceria com a Cherto Consultoria tem sido fundamental para a implementação desse formato

Gerando Falcões expande com modelo de franquia e chega a mais 6 mil comunidades

Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões

A Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social liderado por Edu Lyra, expandirá sua presença por meio do modelo de franquia, alcançando mais de 6 mil comunidades em todo o Brasil. A implementação desse formato é uma parceria com a Cherto Consultoria, tradicionalmente associado ao setor empresarial, mas agora utilizado por ONGs para ampliar o impacto de suas ações.

Conhecido como “franquia social” ou “ONG acelerada”, o modelo oferece uma estrutura padronizada que permite a replicação de práticas bem-sucedidas em diferentes localidades, contribuindo para a multiplicação de resultados e o fortalecimento da credibilidade junto a doadores e parceiros.

“A franquia social é uma forma de gerenciar o ecossistema de ONGs de maneira padronizada e eficiente”, afirma Marcelo Cherto, da Cherto Consultoria e um dos fundadores da Associação Brasileira de Franquias (ABF).

O modelo de franquia tem se mostrado eficaz para as ONGs, permitindo documentar práticas sociais que geram resultados consistentes. Com isso, as organizações podem criar um “manual de operação social”, que é reproduzido por entidades parceiras aceleradas. A expansão é controlada e escalável, garantindo que a qualidade e os valores da organização mãe sejam preservados.

“No modelo de franchising, as operações podem ser replicadas em diferentes regiões, mantendo a qualidade e consistência dos serviços oferecidos, o que ajuda a atingir um número maior de beneficiários e a escalar projetos de forma controlada”, explica Cherto. 

A adoção do modelo de franchising contribui para aumentar a credibilidade dos projetos sociais. Com a expansão geográfica e a padronização das práticas, as ONGs conseguem fortalecer a marca e conquistar maior confiança do público e dos doadores.

A Fundação Iochpe é outro exemplo de ONG que adotou práticas de franchising, especialmente nas áreas de educação e capacitação profissional. Com o auxílio de consultoria especializada, a instituição conseguiu expandir de forma estruturada e sustentável.

Imagem: Reprodução/Gerando Falcões

Sair da versão mobile