7 lições de administração que podemos aprender com a carreira internacional de Anitta

Cantora brasileira conquistou o topo do Spotify Global, com o hit “Envolver”, e chegou aos 60 milhões de seguidores no Instagram

7 lições de administração que podemos aprender com a carreira internacional de Anitta

A cantora brasileira Anitta conquistou nesta semana o topo do Spotify Global, com 71 milhões de streamings do hit “Envolver”. Ela é a primeira brasileira a alcançar tal posição. No dia 12 de março, a cantora chegou aos 60 milhões de seguidores no Instagram e tornou-se a mulher brasileira mais popular na rede social, listada como a segunda mulher mais seguida da América Latina, atrás apenas da cantora Shakira.

Para Mariana Munis, professora de Marketing e Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, Anitta vai além de uma cantora de funk, cheia de sensualidade e rebolado.

“Após sua consolidação no mercado latino, vem adotando estratégias consistentes de internacionalização para sua marca nos Estados Unidos, as quais têm auxiliado a cantora a bater recorde atrás do outro”, afirma.

Mariana destaca algumas lições de administração e internacionalização usadas por Anitta que podem ser aplicadas em nossos projetos, carreira e empresa.

Lição 1: Planeje qual será seu posicionamento em um novo mercado, fale a linguagem de seu público-alvo e contrate bons profissionais (pois nem sempre conseguimos fazer tudo sozinhos)

Como primeiro passo para conseguir adentrar no mercado estadunidense, a artista comentou, em entrevista ao canal da Maris Raffa, empresária brasileira que atua com marcas e empresários brasileiros nos EUA, que para começar em um mercado novo, foi necessário se reposicionar e atuar como se estivesse começando do zero: em suas músicas para o mercado estadunidense, a artista utiliza batidas mais voltadas ao pop, trap, reggaeton, e recentemente o pop rock, sem deixar o funk carioca de lado.

Porém, seu tom de voz encontra-se mais sereno, menos debochado e a cantora passa uma imagem com maior leveza e, ao mesmo tempo, sofisticação. Isso também ocorre, pois a cantora dedica-se mais ao seu lado artístico e entregou o gerenciamento de sua carreira ao empresário norte-americano Brandon Silverstein (que também cuida da carreira de Normani), pois entendeu que não consegue sozinha abrir algumas portas no mercado estadunidense.

Lição 2: Crie parcerias estratégicas e pense estrategicamente em sua localização/disposição de seus produtos ou serviços

Nessa primeira fase de internacionalização, Anitta estabeleceu alianças estratégicas com grandes players para conseguir difundir sua marca nos Estados Unidos, sendo a primeira brasileira a aparecer no VMA, por meio de sua parceria como Burger King, além de marcar presença no Met Gala.

Estabeleceu residência em Miami, por ser uma praça estratégica para muitas marcas que iniciam internacionalização no mercado estadunidense, já que consegue assim continuar dialogando muito bem com os brasileiros e latinos que moram por ali (a Flórida possui muitos estrangeiros de origem latina), ter proximidade com o Brasil, muito mais do que se morasse noutros locais dos Estados Unidos, além de estar próxima também de outros polos importantes para internacionalização de sua música (Los Angeles e Nova York).

Lição 3: Entenda sobre as tendências de mercado

Na segunda fase de estratégias de internacionalização, Anitta dá mais um passo e lança seu novo hit “Boys Don’t Cry”, música produzida por Burns, que já havia entregado “Rain on me”, de Lady Gaga e Ariana Grande, e clipe dirigido por Christian Breslauer, o mesmo diretor de Industry Baby, do Lil Nas X, Streets, da Doja Cat, e Die for You, do The Weeknd.

Além de alianças estratégicas, o clipe entrega tudo, como empoderamento feminino, influências nostálgicas oitentistas e de clássicos do cinema, como “O quinto elemento”, “Harry Potter”, “Titanic”, Beetlejuice”, “Noiva em Fuga”, “Priscila, a Rainha do Deserto”, entrando mais facilmente no imaginário dos norte-americanos, pois, além de tudo, a música é um pop punk.

E por que a artista adotou esse ritmo? Pois desde o surgimento de Olívia Rodrigo, o pop rock voltou a reinar nas paradas de sucesso, principalmente as estadunidenses.

Lição 4: Pensamento de Lean Startup

Uma artista que está começando sua carreira no pop, em terras desconhecidas, precisa agir como uma startup: aproveita as oportunidades e lançar sucessos, conforme as tendências, prototipando, lançando e ajustando, de maneira rápida.

A cantora disse em algumas entrevistas que, depois de ir aos Estados Unidos, regravou várias músicas para seu novo álbum, pois entendeu que tinha agora oportunidades muito melhores e que precisava se adequar mais ao público novo.

Além do mais, a cantora não sabe qual será o nome do seu novo álbum, que se chamaria “Girl from Rio”, pois as coisas mudam muito rápido.

Lição 5: Aproveite as mídias sociais para contar boas histórias e divulgar seu trabalho

No último dia do mês de janeiro, Anitta deu entrevista a um dos talk shows mais famosos dos Estados Unidos, o “The Tonight Show”, do Jimmy Fallow, tornando-se um grande marco na sua carreira. A estratégia adotada lá, para divulgação de seu novo single “Boys don’t cry” foi abordar assuntos engraçados, que gerassem hype aos estadunidenses.

A cantora alegou que estava saindo com um jogador da NFL, e como sabemos, os Estados Unidos amam futebol americano. Resultado: Anitta foi citada em muitos portais de fofoca, estrategicamente conseguindo colocar seu nome nos tabloides, divulgando sua música.

Com o single “Envolver”, lançado ao mercado latino, a artista conseguiu sua primeira entrada solo no top 100 Global do Spotify. A canção conquistou nesta semana o topo do Spotify Global, com 71 milhões de streamings.

O sucesso mundial de “Envolver” veio graças a coreografia do clipe disseminada no TikTok pelos fãs da cantora e pessoas do mundo inteiro estão fazendo o challenge da música.

A coreografia fez tanto sucesso que está sendo chamada de “el paso de Anitta”.

Lição 6: Trabalhe bastante e sempre deixe aberta as portas do imponderável, uma hora o reconhecimento vem de onde menos esperamos

Todo clipe e coreografia de “Envolver” foi pensado pela cantora, ao contrário do clipe de outra música que a diva não gostou, denominada “Faking Love”, parceria com a cantora Saweetie, pois Anitta não participou ativamente da coreografia e dos elementos visuais do clipe, além dos diversos atrasos que ocorreram no set, por não ser a equipe com quem já estava acostumada a trabalhar.

Lição 7: Participe ativamente do lançamento de seus produtos e de sua empresa, pois você conhece como ninguém como cativar seu público.

Aguardamos, assim, ansiosamente, as próximas jogadas de mestre da cantora e quais são as próximas lições que ensinará a nós, administradores.

Imagem:  Delmiro Junior / Shutterstock.com

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