We love EBITDA: vista essa camisa!

Close-up of female and male hands pointing at business document while discussing it

O objetivo dessa campanha pelo Brasil afora é buscar dobrar resultados em seis meses! Parece impossível nessa economia tão avessa?

No mínimo quero desafiar essa inércia! Comecei essa campanha em abril do ano passado, mas vale a pena retomar o desafio. Assim, proponho aos líderes e gestores de toda natureza muito foco no resultado todo dia, toda hora. Que não priorizem nada nas suas agendas que não possam gerar lucro. Afinal, tudo começa ou termina por ele!

Que tudo que venham a fazer daqui pra frente sejam exemplos para os seus subordinados nesse sentido! O nosso time irá compreender rapidamente que uma empresa austera com as despesas, funcional e produtiva que os mantém em plena capacidade de trabalho o dia inteiro, é a empresa certa para trabalhar, pois ela está gerando resultado.

Que olhem para qualquer despesa não estratégica como se fossem “diabólicas” e as tolerem apenas para manter o negócio funcionando.

Que o desperdício seja atacado de frente impiedosamente. Às vezes o desperdício vem disfarçado inclusive de reuniões longas e improdutivas (muitas vezes fora do escritório) sem nenhuma decisão tomada ao final dela ou mesmo em escritórios com imensos espaços não produtivos gerando despesas sem fim de manutenção, energia e IPTU e etc.

Abaixo o desperdício: de tempo, de espaço, de gente, de materiais!

E quanto aos nossos estoques? O que dizer de coberturas “gordas” que só mostram a nossa baixa eficiência? Vamos esgotar os nossos estoques ao mínimo possível, talvez perderemos até mesmo algumas vendinhas nessa ação, mas de longe a dor é muito menor do que as sobra de meses! E aí não estou nem falando no impacto que isso gera nas perdas e no fluxo de caixa, estou falando também como isso impacta junto ao nosso colaborador, ao ver esse imenso desperdício dificultando em estabelecer uma cultura de otimização.

Temos que liderar pelo exemplo, eles valem mil palavras! Quer chamar a atenção do seu time para esta causa? Já pensou em abrir mão de certos confortos ou vaidades? Que tal cortar aquela viagem de Business Class? Ou mesmo abrir mão daquela sala individual imensa e trocar por um espaço compartilhado com seu time?

Tenho certeza que exemplos assim correriam a empresa como um todo e o recado estaria dado!

Mas não é só de despesas que devemos nos preocupar. E as vendas? Temos um time que usa toda sua competência, experiência e aptidão a serviço do cliente? Que assume a causa desse cliente como se fosse sua? Colocando a satisfação do cliente como primordial e lembrando o tempo todo que nenhum cliente é igual ao outro?

Prosperar sem dúvida exige muito. Seja “teimoso” e firme nessa jornada, em busca do resultado, da eficiência e do lucro. E quanto mais sobre a crise ouvir mais se empenhe em dar uma “surra de trabalho” nela, não há crise que resista a isso já diria um amigo Gaúcho!

We love EBITDA: vista essa camisa!

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