Painéis promovem discussões sobre ideias e tendências

Por Eli Carlos Vieira*

Dentro das rodadas de discussão do LATAM Retail Show, esteve o primeiro painel de debates, moderado pelo âncora do Programa Conta Corrente da Globo News, Donny de Nuccio. O tema era “O papel do varejo no desenvolvimento do País”.

Entre os participantes, Guilherme Loureiro do Walmart. “Em nosso cotidiano, temos que reduzir custos o tempo todo. Estamos num ano de consolidação. Temos que baixar custos todo dia. O consumidor vai ter menos dinheiro e precisamos estimular que ele consuma mais”, explica o executivo.

Para o CEO do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, vale a pena investir em integração de canais. “A maneira de se comunicar com o consumidor é uma das bases. Fazer mais com menos é preciso, mas é preciso ter foco para essas ações”, alerta.

O presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, também defende o varejo multicanal. “Os canais não roubam espaços uns dos outros. Eles apenas agregam. Somam”, defende ele.

No segundo painel do dia, foi a vez do painel “O varejo brasileiro nos últimos cinco anos. Uma visão inédita do desempenho do setor e de comportamentos de consumo no País”. Moderado pelo diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD, Eduardo Yamashita, o painel teve a presença do vice-presidente de Produtos e Negócios da Cielo que trouxe vertentes do e-commerce, como um dos destaques as ações do Black Friday. “O Black Friday em 2013 e 2014 teve um crescimento fazendo até uma antecipação do consumo do Natal. O varejo num total é um sucesso. O crescimento de abertura de lojas foi um marco que significou um grande motor de crescimento.”

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No terceiro momento, foi a vez dos internacionais marcarem presença. O painel “Inovação do varejo global”, trouxe o sênior partner da MacMillan Doolittle, Neil Stern. Em sua explanação, ressaltou cases de sucesso, dentro do assunto “multicanal”. “O consumidor de hoje é aquele aceita pagar a mais, para ter comodidade de entrega em casa. Facilidades em lojas físicas e online. Com itens específicos, customizados. Para atender um tipo de público bem específico.”

Depois, no mesmo painel, chegou o sócio da Bilder & the Clercq, Diederick van Gelder falando de práticas sustentáveis dentro do varejo, incluindo produtos orgânicos. “Uma das práticas foi reduzir o índice de comida jogada for. Com as facilidades de nossos canais, os clientes compram apenas o que vão consumir e isso gera economia.” Ele completa: “O consumidor que paga a mais q para ter comodidade de entrega em casa. Facilidades em lojas físicas e online. Com itens específicos. Para atender um tipo de público.”

O LATAM Retail Show é uma organização do Grupo GS&, com curadoria da GS&MD – Gouvêa de Souza, BG&H, Grupo BITTENCOURT, FAL, GS&AGR, GS&BW, GS&ECOMM e WROI.

Acompanhe as notícias deste verdadeiro acontecimento do varejo latino-americando em nossos canais:

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*Eli Carlos Vieira (publicacoes@gsmd.com.br)

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