O mercado de TI continua fomentando oportunidades para novos projetos de ESG

O mercado de TI continua fomentando oportunidades para novos projetos de ESG

À medida que a consciência sobre questões ambientais, sociais e de governança cresce no Brasil e no mundo, as empresas brasileiras passaram a adotar uma abordagem mais proativa com foco em ESG, utilizando soluções em tecnologia para implementar projetos que não apenas impulsionam seus negócios, mas também promovem um impacto positivo em nossa sociedade e meio ambiente. 

O interesse crescente de clientes, fornecedores, funcionários e empresários nessa temática, desde a escolha da marca para consumo até mesmo o investimento, movimenta um mercado que obteve recorde de US$ 120 bilhões, com investimentos em ETFs (exchange-traded fund, ou fundo de índice) focados em ESG em 2021, mais do que o dobro dos US$ 51 bilhões em 2020, segundo a Forbes.

Mesmo com uma ligeira queda nos investimentos em 2023, a pesquisa BTA para a Exame mostrou que 62% das grandes empresas sofrem pressão do mercado por práticas integradoras dos fatores ambientais, sociais e de governança.

Essa dualidade de interpretações e movimentos reitera a importância de projetos ESG oferecerem uma maneira de avaliar não apenas o desempenho financeiro de uma empresa, mas também o seu impacto no meio ambiente, na sociedade e em suas próprias operações internas. Empresas que são socialmente responsáveis e têm práticas sustentáveis, muitas vezes, são vistas como mais atraentes para os investidores conscientes e consumidores éticos.

Como parte desse mercado e investimentos, a relação entre tecnologia e ESG está se tornando cada vez mais forte e evidente. Empresas nacionais estão adotando soluções inovadoras para melhorar a eficiência operacional e promover práticas de trabalho justas, mostrando que a tecnologia não é apenas uma ferramenta para otimizar processos, mas também um meio para a mudança sustentável.

Com a implementação de IoT, as empresas estão conseguindo monitorar e otimizar o consumo de energia em tempo real através de algoritmos avançados, que analisam dados para identificar padrões e permitem a redução significativa no desperdício de energia. Além disso, a tecnologia está sendo usada para criar cadeias de suprimentos mais transparentes, rastreando produtos desde sua origem até o consumidor final, reduzindo, assim, o desperdício e, mesmo que ainda engatinhando no Brasil, promovendo a logística reversa e aumentando a oportunidade da reciclagem de material.

Quando analisamos as oportunidades ligadas às pessoas, o uso de ferramentas para engajamento online está sendo utilizado no envolvimento ativo de comunidades, ouvindo os interesses de seus stakeholders e interagindo de maneira transparente e ágil. O foco em práticas ligadas ao ESG está fazendo com que muitas empresas busquem por tecnologia capaz de capacitar suas estruturas para serem mais responsivas às necessidades sociais, melhorando a comunicação e construindo relacionamentos significativos.

Estamos num momento importante em que a tecnologia está democratizando o acesso à educação sobre questões ESG e as empresas precisam buscar por soluções para aumentar a conscientização entre funcionários, investidores e comunidades locais. Como parte de um dos pilares, o conhecimento é uma ferramenta poderosa para a mudança, e a tecnologia está garantindo que esse conhecimento seja amplamente acessível.

O avanço contínuo da tecnologia e a exigência no comportamento do público, seja ele trabalhador, consumidor ou investido, fazem com que o ESG deixe de ser apenas uma vantagem competitiva e se torne uma necessidade para as empresas que desejam prosperar em um mundo em que a sustentabilidade e a responsabilidade social são, cada vez mais, prioridades centrais.

O casamento entre tecnologia e ESG não é apenas uma tendência passageira, é a chave para um futuro empresarial mais ético, sustentável e bem-sucedido.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

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