Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O mercado de TI continua fomentando oportunidades para novos projetos de ESG

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
25 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O mercado de TI continua fomentando oportunidades para novos projetos de ESG

À medida que a consciência sobre questões ambientais, sociais e de governança cresce no Brasil e no mundo, as empresas brasileiras passaram a adotar uma abordagem mais proativa com foco em ESG, utilizando soluções em tecnologia para implementar projetos que não apenas impulsionam seus negócios, mas também promovem um impacto positivo em nossa sociedade e meio ambiente. 

O interesse crescente de clientes, fornecedores, funcionários e empresários nessa temática, desde a escolha da marca para consumo até mesmo o investimento, movimenta um mercado que obteve recorde de US$ 120 bilhões, com investimentos em ETFs (exchange-traded fund, ou fundo de índice) focados em ESG em 2021, mais do que o dobro dos US$ 51 bilhões em 2020, segundo a Forbes.

Mesmo com uma ligeira queda nos investimentos em 2023, a pesquisa BTA para a Exame mostrou que 62% das grandes empresas sofrem pressão do mercado por práticas integradoras dos fatores ambientais, sociais e de governança.

Essa dualidade de interpretações e movimentos reitera a importância de projetos ESG oferecerem uma maneira de avaliar não apenas o desempenho financeiro de uma empresa, mas também o seu impacto no meio ambiente, na sociedade e em suas próprias operações internas. Empresas que são socialmente responsáveis e têm práticas sustentáveis, muitas vezes, são vistas como mais atraentes para os investidores conscientes e consumidores éticos.

Como parte desse mercado e investimentos, a relação entre tecnologia e ESG está se tornando cada vez mais forte e evidente. Empresas nacionais estão adotando soluções inovadoras para melhorar a eficiência operacional e promover práticas de trabalho justas, mostrando que a tecnologia não é apenas uma ferramenta para otimizar processos, mas também um meio para a mudança sustentável.

Com a implementação de IoT, as empresas estão conseguindo monitorar e otimizar o consumo de energia em tempo real através de algoritmos avançados, que analisam dados para identificar padrões e permitem a redução significativa no desperdício de energia. Além disso, a tecnologia está sendo usada para criar cadeias de suprimentos mais transparentes, rastreando produtos desde sua origem até o consumidor final, reduzindo, assim, o desperdício e, mesmo que ainda engatinhando no Brasil, promovendo a logística reversa e aumentando a oportunidade da reciclagem de material.

Quando analisamos as oportunidades ligadas às pessoas, o uso de ferramentas para engajamento online está sendo utilizado no envolvimento ativo de comunidades, ouvindo os interesses de seus stakeholders e interagindo de maneira transparente e ágil. O foco em práticas ligadas ao ESG está fazendo com que muitas empresas busquem por tecnologia capaz de capacitar suas estruturas para serem mais responsivas às necessidades sociais, melhorando a comunicação e construindo relacionamentos significativos.

Estamos num momento importante em que a tecnologia está democratizando o acesso à educação sobre questões ESG e as empresas precisam buscar por soluções para aumentar a conscientização entre funcionários, investidores e comunidades locais. Como parte de um dos pilares, o conhecimento é uma ferramenta poderosa para a mudança, e a tecnologia está garantindo que esse conhecimento seja amplamente acessível.

O avanço contínuo da tecnologia e a exigência no comportamento do público, seja ele trabalhador, consumidor ou investido, fazem com que o ESG deixe de ser apenas uma vantagem competitiva e se torne uma necessidade para as empresas que desejam prosperar em um mundo em que a sustentabilidade e a responsabilidade social são, cada vez mais, prioridades centrais.

O casamento entre tecnologia e ESG não é apenas uma tendência passageira, é a chave para um futuro empresarial mais ético, sustentável e bem-sucedido.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Frango Assado entra na casa do consumidor com produtos congelados

Próxima Postagem

New Balance abre primeira loja conceito no Brasil, com foco em experiência

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
New Balance abre primeira loja com conceito no Brasil, com foco em experiência

New Balance abre primeira loja conceito no Brasil, com foco em experiência

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.