Apple volta ao top 5 no mercado de smartphones da China

A chinesa Vivo manteve a liderança no mercado, enquanto a Huawei caiu do segundo para o terceiro lugar

Apple volta ao top 5 no mercado de smartphones da China

A Apple recuperou seu lugar entre as cinco marcas de smartphones mais vendidas na China, de acordo dados preliminares da International Data Corporation (IDC) publicados nesta sexta-feira, 25. A empresa norte-americana ocupou o segundo lugar no ranking do mercado chinês no terceiro trimestre, apesar de ter registrado uma queda nas vendas de 0,3% ante o mesmo período de do ano passado. No segundo trimestre deste ano, a Apple foi apenas a sexta marca mais vendida no país.

A marca chinesa Vivo manteve a liderança no mercado, enquanto a Huawei caiu do segundo para o terceiro lugar.

O lançamento do novo iPhone 16, no final de setembro, ajudou a impulsionar as vendas da Apple no trimestre. O modelo é compatível com o novo pacote de recursos de Inteligência Artificial (IA) da empresa, o Apple Intelligence.

Segundo a IDC, futuras promoções e atualizações no Apple Intelligence irão colaborar com as vendas da marca na China.

As remessas de smartphones na China totalizaram 68,8 milhões de unidades no terceiro trimestre, uma alta de 3,2% ante o mesmo período do ano anterior.

“Apesar dos desafios econômicos em andamento, os consumidores estão altamente motivados a comprar novos smartphones após três anos de demanda reprimida”, disse Arthur Guo, analista sênior de pesquisa na IDC.

Samsung ultrapassou Apple em 2024

Em abril, a Samsung ultrapassou a Apple como principal fornecedora global de smartphones no primeiro trimestre do ano, ao passo que as empresas chinesas garantiram uma fatia maior do mercado, segundo dados da IDC.

As remessas globais de smartphones da Apple sofreram queda anual de 9,6% no primeiro trimestre, para 50,1 milhões de unidades, de acordo com levantamento trimestral da IDC. As da Samsung caíram 0,7%, para 60,1 milhões de unidades, mas foram suficientes para a empresa sul-coreana assumir a liderança global em smartphones.

No total, as remessas globais de smartphones aumentaram 7,8%, a 289,4 milhões de unidades, registrando o terceiro avanço trimestral consecutivo.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile