A busca pelo menor preço em datas como Black Friday, Natal e Ano Novo já não é o único critério para os brasileiros. Segundo uma pesquisa da iStock, 6 em cada 10 consumidores priorizam marcas alinhadas aos seus valores. Além de descontos, autenticidade e conexão emocional estão moldando as escolhas de compra.
De acordo com o estudo VisualGPS, também da iStock, além do preço, a satisfação emocional é determinante: metade dos brasileiros está disposta a pagar mais por algo que proporcione esse tipo de experiência.
Essa tendência é especialmente evidente entre os jovens. Mais de um terço das pessoas entre 18 e 43 anos priorizam carreiras com significado ou propósito, influenciando o surgimento de negócios criativos e socialmente conscientes.
“Num ambiente saturado de descontos, o verdadeiro valor das ofertas sazonais não está apenas no preço. Os consumidores procuram descontos que se relacionem com os seus valores e hoje as pequenas empresas brasileiras têm a oportunidade de fortalecer esses laços em cada transação”, afirma Samuel Malave, Gerente de Pesquisa Criativa da iStock.
Pequenos e médios empreendedores, que já somam 11,5 milhões no Brasil segundo o Sebrae, têm se destacado nesse cenário, aproveitando a força das redes sociais e eventos sazonais para conquistar o público. Para se diferenciar nessas datas, o iStock sugere quatro abordagens para empreendedores:
- Autenticidade visual: A geração Z e millennials valorizam imagens que refletem a realidade. Mostrar os bastidores do processo criativo, como oficinas ou clientes reais, pode ser mais eficaz do que campanhas publicitárias polidas;
- Toque humano e confiança: Com o mercado saturado por imagens geradas por IA, destacar imperfeições e o aspecto artesanal dos produtos reforça a confiança do consumidor, já que 98% das pessoas acreditam na importância de imagens autênticas;
- Histórias em foco: Ir além do desconto e explorar a narrativa por trás dos produtos é uma forma de atrair consumidores. Pequenos vídeos mostrando o “como foi feito” ou valores da marca são poderosas ferramentas de conexão; e
- Marketing de nicho: Apostar em comunidades específicas e valores compartilhados, como sustentabilidade ou design exclusivo, ajuda a formar uma base de clientes fiéis, que busca algo além do preço.
Imagem: Shutterstock