Aumento da população 60+ influencia as vendas do varejo

Baby Boomers mostram uma preferência marcante pelo comércio físico ao realizar suas compras

Aumento da população 60+ influencia as vendas do varejo

A população brasileira 60+ aumentou de 11,3% para 14,7% em 2022, tornando os Baby Boomers um dos grupos que mais cresceram no País nas últimas décadas, segundo dados do IBGE. Esses números revelam um grande potencial de consumo a ser explorado por marcas e negócios.

Segundo o levantamento Consumer Life 2023, da GfK, 44% dos

Os Baby Boomers mostram uma preferência marcante pelo comércio físico ao realizar suas compras. Em comparação com outros consumidores, atribuem mais valor às amostras de produtos como um fator significativo para a decisão, representando 44%, contra 38% da população total, segundo dados do levantamento Consumer Life 2023 realizado pela GfK, uma empresa do grupo NIQ.

“Essa é uma geração que foi acostumada com as lojas físicas, de visualizar um produto e efetuar a compra caso seja de interesse e haja necessidade”, afirma Felipe Mendes, vice-presidente Latin América Tech & Durables Vertical NIQ .

Entretanto, existem também algumas similaridades entre essa geração e as demais. Os Baby Boomers aprenderam a realizar compras na internet ao longo das décadas, especialmente com a necessidade imposta pela pandemia. Em 2023, o percentual daqueles que fazem compras online de produtos T&D (Tecnologia e Diversão) é igual à média da população, atingindo 36%.

“Na maioria das vezes, essas compras são motivadas pela substituição de um item quebrado ou apresentando defeitos, quase nunca é algo que eles não tenham ou que seja novo no mercado”, destaca Mendes.

Esta geração demonstra um otimismo superior em comparação com outros grupos geracionais brasileiros, que estão mais cautelosos com seus gastos. De acordo com o estudo da GfK, aproximadamente 62% dos brasileiros acreditam que o momento requer paciência antes de efetuar uma compra. No entanto, ao analisar a população Baby Boomer, esse índice é mais positivo, registrando 57%, o que representa uma diferença de 5 pontos percentuais.

Confiabilidade

São os membros da geração que mais valorizam a “confiança” ao tomar decisões de compra: aproximadamente 50% deles afirmaram que só compram de marcas nas quais confiam. Essa estatística contrasta com os 45% da população total e com as demais gerações: 42% dos Millennials (Geração Y) e 48% dos membros da Geração X, conforme dados do levantamento Consumer Life 2023 realizado pela GfK, uma empresa do grupo NIQ.

“Os Boomers são mais sensíveis a preço que a população e valorizam mais as marcas como fator impulsionador de compra. Esse segundo fator coloca geração Boomer como uma das mais promissoras para o consumo, uma vez que se motivam mais pela marca, sendo mais suscetíveis aos esforços do marketing e ao apelo da marca nas suas decisões de compra”, conclui.

Os dados revelam que, quando se trata de adquirir produtos eletroeletrônicos, os Baby Boomers são os que mais preferem aguardar a compra até que os produtos em questão demonstrem confiabilidade ou funcionem conforme anunciado: 77%, em comparação com 72% da população total. Além disso, eles apresentam uma inclinação mais forte por lojas físicas, com 58% dos Baby Boomers realizando compras offline, enquanto o índice para a população total ficou em 56%.

Imagem: Shutterstock

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