Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Aumento da população 60+ influencia as vendas do varejo

Baby Boomers mostram uma preferência marcante pelo comércio físico ao realizar suas compras

Redação de Redação
25 de dezembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Aumento da população 60+ influencia as vendas do varejo

A população brasileira 60+ aumentou de 11,3% para 14,7% em 2022, tornando os Baby Boomers um dos grupos que mais cresceram no País nas últimas décadas, segundo dados do IBGE. Esses números revelam um grande potencial de consumo a ser explorado por marcas e negócios.

Segundo o levantamento Consumer Life 2023, da GfK, 44% dos

Os Baby Boomers mostram uma preferência marcante pelo comércio físico ao realizar suas compras. Em comparação com outros consumidores, atribuem mais valor às amostras de produtos como um fator significativo para a decisão, representando 44%, contra 38% da população total, segundo dados do levantamento Consumer Life 2023 realizado pela GfK, uma empresa do grupo NIQ.

“Essa é uma geração que foi acostumada com as lojas físicas, de visualizar um produto e efetuar a compra caso seja de interesse e haja necessidade”, afirma Felipe Mendes, vice-presidente Latin América Tech & Durables Vertical NIQ .

Entretanto, existem também algumas similaridades entre essa geração e as demais. Os Baby Boomers aprenderam a realizar compras na internet ao longo das décadas, especialmente com a necessidade imposta pela pandemia. Em 2023, o percentual daqueles que fazem compras online de produtos T&D (Tecnologia e Diversão) é igual à média da população, atingindo 36%.

“Na maioria das vezes, essas compras são motivadas pela substituição de um item quebrado ou apresentando defeitos, quase nunca é algo que eles não tenham ou que seja novo no mercado”, destaca Mendes.

Esta geração demonstra um otimismo superior em comparação com outros grupos geracionais brasileiros, que estão mais cautelosos com seus gastos. De acordo com o estudo da GfK, aproximadamente 62% dos brasileiros acreditam que o momento requer paciência antes de efetuar uma compra. No entanto, ao analisar a população Baby Boomer, esse índice é mais positivo, registrando 57%, o que representa uma diferença de 5 pontos percentuais.

Confiabilidade

São os membros da geração que mais valorizam a “confiança” ao tomar decisões de compra: aproximadamente 50% deles afirmaram que só compram de marcas nas quais confiam. Essa estatística contrasta com os 45% da população total e com as demais gerações: 42% dos Millennials (Geração Y) e 48% dos membros da Geração X, conforme dados do levantamento Consumer Life 2023 realizado pela GfK, uma empresa do grupo NIQ.

“Os Boomers são mais sensíveis a preço que a população e valorizam mais as marcas como fator impulsionador de compra. Esse segundo fator coloca geração Boomer como uma das mais promissoras para o consumo, uma vez que se motivam mais pela marca, sendo mais suscetíveis aos esforços do marketing e ao apelo da marca nas suas decisões de compra”, conclui.

Os dados revelam que, quando se trata de adquirir produtos eletroeletrônicos, os Baby Boomers são os que mais preferem aguardar a compra até que os produtos em questão demonstrem confiabilidade ou funcionem conforme anunciado: 77%, em comparação com 72% da população total. Além disso, eles apresentam uma inclinação mais forte por lojas físicas, com 58% dos Baby Boomers realizando compras offline, enquanto o índice para a população total ficou em 56%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

‘Com o governo não se briga’

Próxima Postagem

Venda da Compagas avança e deve ser concluída já no início de 2024

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Venda da Compagas avança e deve ser concluída já no início de 2024

Venda da Compagas avança e deve ser concluída já no início de 2024

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.