Carnaval de 2024 deve gerar faturamento 15% superior aos R$ 8 bilhões de 2023

O levantamento foi conduzido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)

Carnaval de 2024 deve gerar faturamento 15% superior aos R$ 8 bilhões de 2023

Foliões já começaram a busca por produtos e serviços para aproveitar uma das datas que mais impulsiona a economia do país: o Carnaval. Previsto para ocorrer na primeira quinzena de fevereiro deste ano, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estima um faturamento 15% superior ao do ano anterior. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento do Carnaval no ano passado foi de R$ 8 bilhões.

Além de movimentar a economia, as celebrações também geram oportunidades de emprego temporário, principalmente para funções como cozinheiros, profissionais de limpeza, animadores, entre outros.

“O Brasil voltou a ser destino turístico e o Carnaval do Brasil é conhecido mundialmente. Só no ano passado, o país recebeu quase 6 milhões de turistas estrangeiros, maior patamar desde 2019”, comenta Décio Lima, presidente do Sebrae.

Para os pequenos negócios, o Carnaval representa um dos períodos de maior lucratividade ao longo do ano. A Pura Color Beauty, uma empresa especializada em “bioglitter”, planeja alcançar em 2024 níveis de faturamento equivalentes aos registrados antes da pandemia.

“Por isso, é hora dos pequenos negócios se preparem para atender o público que vem atrás de um dos maiores patrimônios que o Brasil tem: criatividade, música e nossas raízes”, acrescenta Lima.

A empresa surgiu quando uma das sócias descobriu que o glitter convencional era produzido com microplásticos prejudiciais ao meio ambiente. Assim, as sócias desenvolveram uma fórmula sustentável para o bioglitter em 2017, expandindo posteriormente para o desenvolvimento de outros produtos que impulsionaram o crescimento anual do empreendimento.

“Nossa intenção é voltar ao patamar de vendas pré-pandemia, pois chegamos a ter uma queda de 50%”, relata. “Conseguimos nos manter fazendo eventos, tanto serviço de maquiagem quanto a venda de brindes”, afirma Luciana Duarte, sócia-diretora da empresa.

Participando de diversos programas e eventos de aceleração, incluindo o Inovativa, promovido pelo Sebrae, a empresa recebeu capacitação, mentoria, conexões e visibilidade, contribuindo para o sucesso dos empreendedores inovadores.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile