Com mais de 639 milhões de acessos no mês, os e-commerces asiáticos representam cerca de 40% do tráfego total do top 10 do Brasil. Segundo o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, desde novembro, Shopee (2º), Temu (4º), Samsung (6º), Shein (8º) e AliExpress (10º). O ranking é liderado pela Mercado Livre, com Amazon Brasil na terceira colocação. OLX (5°), Magalu (7°) e iFood (9°) completam a lista.
O impacto desses e-commerces foi maior no setor de importados, que teve um crescimento de 68% nos acessos no último ano, alcançando 331 milhões de visitas mensais em janeiro de 2025. A Temu, plataforma chinesa que chegou ao Brasil em maio de 2024, foi a grande responsável por essa expansão, com um aumento de 11.000% em seu tráfego, passando de 1,2 milhão para 142,9 milhões de visitas mensais.
Outros e-commerces
Outras categorias também tiveram forte alta no mês. Com a volta às aulas, o setor de Educação, Livros e Papelaria cresceu 30%, puxado pelo Gran Cursos Online, que assumiu a liderança da categoria. O maior crescimento percentual foi o da Descomplica, que cresceu 86,8% na comparação mensal e chegou a 7º posição no top 10.
Presentes & Flores e Pet também registraram o melhor desempenho dos últimos 13 meses, com destaque para a Gocase, com 1,9 milhão de acessos a mais do que em dezembro, registrando um crescimento mensal de 49%.
Imagens: Shutterstock e Divulgação