Comportamentos de compras – Nada será como antes

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Inspirada pelo artigo publicado na segunda-feira por Marcos Gouvêa “Depois do Coronavírus: 14 transformações que ficarão para o varejo e o consumo” comecei a refletir sobre consequências do momento presente no comportamento de compras.

Quando iniciei minha atuação em marketing há mais de 20 anos, a recomendação técnica sobre periodicidade de estudos de comportamento de compras, considerava dois a cinco anos de intervalo dependendo do tema e da indústria. As mudanças da sociedade desconectada aconteciam em progressão aritmética o que permitia uma tomada de temperatura das transformações com grandes intervalos.

Com as mudanças criadas pelos avanços tecnológicos e pela web este intervalo foi reduzido para tomadas anuais. A mudança de mentalidades e comportamentos passou a ser uma constante e as relações com marcas cada vez mais fluidas. Agora diante deste contexto que se assemelha a filme de ficção, estamos vivenciando transformações estruturais cujo impacto terá que ser monitorado em tempo real.

O espírito dos tempos deste mês de março trouxe dois polos: em um extremo insegurança, medo, angústia, pessimismo e de outro perspectivas positivas. Algumas pessoas notaram que os céus estão mais azuis, rios mais limpos, ar mais puro. Se estão ou não, o que importa é como nos sentimos. Como nos sentimos é o que muda perspectivas, transforma mentalidades, insere novas práticas e muda relações com marcas. Entre o medo e a esperança destes dias podemos ter algumas consequências em comportamentos, como por exemplo:

As transformações não estão mais lá fora, nas ruas, mas aqui dentro de nós e de nossas casas. Serão estruturais e abissais. Comece por desaprender o que acha que sabe sobre comportamentos de seus clientes. Nada será como antes.

* Imagem reprodução

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