Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Apenas 38% dos varejistas investem em sistemas de gestão de estoque

Armazenamento adequado de produtos é um dos principais desafios do setor

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Apenas 38% dos varejistas investem em um sistema de gestão de estoque

O armazenamento adequado de produtos para equilibrar a quantidade adequada de produtos nas lojas e cumprir os prazos de entrega de e-commerce segue como um dos principais desafios do varejo. O investimento em tecnologia para integra a logística e o estoque ainda é baixo no Brasil.

Segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, pesquisa encomendada pela Totvs e conduzida pela H2R Pesquisas Avançadas, 92% dos varejistas possuem um setor voltado à gestão de armazenagem, mas apenas 38% investem em um sistema de gestão para essa área da empresa.

Outro ponto de atenção revelado pela pesquisa é a baixa adoção de tecnologias voltadas à gestão de transporte: apenas 20% dos entrevistados possuem sistema de gestão de transporte (TMS), apesar de 76% das empresas entrevistadas possuírem um setor voltado à gestão de transporte.

“A intralogística dos varejistas ainda é um tema que demanda atenção, uma vez que o pedido é feito e precisa ser direcionado para o transporte o quanto antes para chegar a um cliente que requer cada vez mais agilidade. A aplicação de tecnologias capazes de gerir o estoque, modernizá-lo e, consequentemente, aumentar a produtividade é fundamental”, afirma Elói Assis, diretor-executivo de Varejo da Totvs.

A pesquisa também mostrou que os varejistas já adotam soluções voltadas para otimização e roteirização logística (44%) e integração de rastreamento (39%), ainda que ambos os resultados estejam abaixo da média dos outros setores entrevistados – 70% e 47%, respectivamente.

Por outro lado, o segmento apresenta um melhor uso de dispositivos móveis na operação (51%) e de sistemas de código de barras/RFID/BEACON (48%), este último inclusive superior à média dos demais embarcadores.

Investimentos futuros

Quando questionados sobre os investimentos futuros para os próximos dois anos, destacam-se as soluções de gestão de custo logístico (36%), sistema checklist e gestão de armazenagem (ambos com 35%), as ferramentas de tracking/previsão de entrega (31%) e sistemas de coleta e entrega de mercadorias (30%).

“São intenções que acompanham a necessidade do setor, uma vez que a maior parte dos varejistas são B2C, ou seja, se relacionam diretamente com o consumidor final e precisam oferecer a melhor experiência de compra possível e atingir um alto nível de satisfação entre esses”, destaca o executivo da Totvs.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: Brasilconsumidorconsumidoresdigitale-commerceecommerceEconomiaempresasinovaçãoinvestimentonegóciosonlinepandemiaprodutosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile