Muitas empresas de tecnologia anunciaram nos últimos meses inúmeras demissões em massa. Seja por redução de custos, estratégia da companhia ou falta de fit cultural, desligar um colaborador gera custos e ‘dores de cabeça’ que as empresas podem evitar.
De acordo com um levantamento da Robert Half, 63% dos CIOs têm dificuldades em encontrar profissionais de TI de alto nível. A pesquisa também revela que 49% dos contratantes estão muito preocupados com a capacidade das empresas em reter profissionais de TI.
O Brasil já é o 10º maior mercado do mundo no setor. Mas, os avanços da transformação digital trazidos pela pandemia também aumentaram o problema do déficit de profissionais. Hoje, são mais de 400 mil vagas que precisam ser preenchidas.
Observando esse cenário, como encontrar profissionais qualificados e reduzir o turnover das empresas de tecnologia? Para Cintia Santos, gerente de Atração & Seleção da SIS Innov & Tech, o segredo está no processo seletivo humanizado. “Muitas empresas fazem uso da IA (Inteligência Artificial) para acelerar o processo de seleção, mas é preciso ter o olhar e acompanhamento humano para entender habilidades que a vaga exige, perfil do candidato, pontos que podem ser desenvolvidos, plano de carreira, momento da pessoa, entre outras situações”, afirma Cintia.
“No nosso caso, atuamos desde o processo amplo de divulgação da vaga, busca ativa por candidatos, e entrevistas técnicas e comportamentais adequadas para encontrar o profissional ideal. O nosso diferencial é utilizar de nossa ampla experiência de 20 anos de existência no mercado e a ajuda de especialistas próprios para identificar os melhores perfis. Tudo isso com um SLA de cinco dias úteis para seleção de três candidatos”, diz a gerente de Atração & Seleção da SIS Innov & Tech.
Com esse olhar, é possível encantar e engajar possíveis candidatos para que eles tenham o desejo de ingressar e evoluir profissionalmente na empresa, trilhando uma carreira em tecnologia e assim se destacando no mercado.
Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock