Abiquim participa de acordo global para eliminação da poluição plástica em Paris

A entidade pretende levar contribuições técnicas sobre o tema

Abiquim

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) vai participar na próxima semana das discussões em torno do acordo global para a eliminação da poluição plástica, que acontecerá na sede da Unesco, em Paris.

A entidade pretende levar contribuições técnicas sobre o tema para subsidiar as discussões e a posição do governo brasileiro no acordo. Segundo André Passos, presidente da Abiquim, as empresas associadas têm trabalhado ativamente dentro do Programa Atuação Responsável para promover ganhos em relação ao meio ambiente, com a sustentabilidade sendo um dos principais focos.

Em Paris, a entidade vai defender cinco pontos sobre a eliminação da poluição plástica, são eles: inovação em design de produto; acesso expandido a sistemas de gestão de resíduos em todos os países; implantação de tecnologias de reciclagem; modelos de reutilização do plástico; avaliação do ciclo de vida dos materiais para entender melhor o impacto dos gases de efeito estufa (GEE) e políticas para valorizar matérias-primas secundárias de economia circular para plásticos.

A resolução para estabelecer um acordo global para eliminação da poluição plástica foi acertada em março de 2022. A iniciativa contou com o apoio da Abiquim, que segue defendendo a agenda.

2º Fórum de Economia Circular Plástico Sul

A Abiquim participou também do 2º Fórum de Economia Circular Plástico Sul, evento promovido pela Revista Plástico Sul, sob a organização do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS) e com apoio especial do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).

Realizado nos dias 18 e 19 de maio, em Gramado, RS, com transmissão ao vivo pelo canal Plástico Sul TV, o encontro teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo entre todos os elos envolvidos com o processo de economia circular, além de criar conexões benéficas ao futuro do plástico, da sociedade e do planeta.

Com informações de Estadão Conteúdo (Jorge Barbosa)

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile