Continuando a série “Reflexões sobre a importância do retail media no varejo”, trago uma breve análise sobre o poder inspiracional que as grandes marcas podem promover com o sucesso das suas atividades de retail media em negócios de vários segmentos e tamanhos. No ambiente empresarial, estratégias eficazes podem e devem ser compartilhadas e replicadas de forma proporcional e adequada ao potencial de cada negócio, abrindo novas possibilidades para aumentar a competitividade, gerar receitas e ampliar o consumo. Espero que esse artigo possa contribuir para suas próximas tomadas de decisão. Boa leitura.
Fato consumado, a veiculação publicitária nos diversos ambientes de venda, digitais ou físicos, não é mais uma estratégia isolada de marketing do varejo, mas também uma atividade obrigatória no planejamento financeiro para o incremento do faturamento por meio de novas fontes de receitas.
Na onda da transformação gerada pelas possibilidades desses novos meios de comunicação com o consumidor, as grandes redes e e-commerces varejistas aproveitam seus potenciais de público, visibilidade e alcance para lançar suas próprias plataformas de mídia, aumentando sua rentabilidade com o poder do volume de dados e dos perfis de consumo de seus públicos.
Por outro lado, o investimento na veiculação nessas plataformas é cada vez mais privilegiado no planejamento publicitário, posicionando o formato como uma das principais opções para impactar o consumidor e estimular as vendas.
Essa estratégia, que alia diversas competências na busca por uma nova dinâmica nas relações e na comunicação de oferta e consumo, tem nome e sobrenome: retail media.
Para se ter uma ideia da dimensão e importância do retail media como uma das principais atividades publicitárias globais, o relatório da Global ad Trends informa que os investimentos na estratégia devem atingir US$ 141,7 bilhões em 2024 e registrar um crescimento anual de 10,2%.
O Brasil, segundo o Insider Intelligence, acompanha essa verdadeira evolução proposta pelo retail media, ocupando a segunda posição no ranking de mercados com maior crescimento nos investimentos em publicidade de mídia no varejo, com previsão de alta de 43,5% em 2024.
As ações de retail media, que proporcionam avaliações de desempenho e retorno mais assertivos sobre os resultados das campanhas publicitárias nos pontos de venda, ganham cada vez mais a atenção de marcas referência de mercado, servindo de inspiração como estratégia a ser seguida por diferentes segmentos de negócio.
Os investimentos de empresas, como Mercado Livre, Amazon, Unilever, Assaí, Magazine Luiza, Walmart e Grupo Pão de Açúcar, entre outras, nas atividades de retail media demonstram a capacidade e eficácia da estratégia para contribuir para o aumento de receitas e incremento dos resultados das campanhas publicitárias.
Essas grandes corporações investem fortemente em pesquisas, análises e avaliações para desenvolver e aplicar suas estratégias e plataformas de comunicação para alcançar metas, ou seja, incertezas ou imprecisões não fazem parte dos seus negócios e suas ações de comunicação são pautadas por métricas positivas para aumentar o faturamento.
Então, por que não estudar essas estratégias de sucesso e aplicar no seu negócio? Para sua marca ou produto, as ações de retail media podem colaborar para incentivar as vendas com abordagens mais envolventes e direcionadas para o perfil do seu consumidor. Para varejistas com potencial de atração de público, as possibilidades da integração publicitária no ambiente de vendas podem representar uma expressiva fonte de novas receitas para o estabelecimento.
Na The LED, por exemplo, temos desenvolvido vários projetos de integração do varejo físico nas estratégias de retail media, digitalizando a comunicação no PDV para inserir marcas e empresas, como Ambev, Friboi, Johnnie Walker e Heineken, entre outras, nesse irreversível cenário que alia novas formas de relacionamento com os clientes, incremento de consumo e rentabilização dos estabelecimentos.
Hoje, o painel de led é um dos principais aliados para o sucesso das ações de retail media no PDV físico devido ao seu potencial de integrar e potencializar todas as possibilidades da estratégia, flexibilidade de formatos e instalação e, principalmente, sua versatilidade e agilidade no gerenciamento de dados e troca de conteúdos.
O varejo do futuro acontece hoje e exige novas tecnologias de comunicação para atender as demandas do consumidor, do mercado publicitário e dos fabricantes. Seu negócio pode se transformar em um espaço atrativo e rentável e fazer parte dessa revolução digital que impulsiona o consumo mundial. Inspire-se nos negócios de sucesso e seja um deles.
Richard Albanesi é CEO da The LED.
Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
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