O Grupo Carrefour divulgou nesta terça, 26, uma nota por meio da qual pretende amenizar “desentendimentos” sobre declaração dada na semana passada sobre o acordo de livre comércio com o Mercosul. Na nota, a empresa afirma que nunca colocou “a agricultura francesa contra a agricultura brasileira”.
No último dia 20, o CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, divulgou um comunicado nas suas redes sociais afirmando que a varejista se comprometia, a partir daquele dia, a não vender carnes do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, independentemente dos “preços e quantidades de carne” que esses países possam oferecer.
O CEO afirmou que a decisão foi tomada após ouvir o “desânimo e a raiva” dos agricultores franceses, que protestam contra a proposta de acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
De lá para cá, a empresa foi alvo de diversas críticas. A Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) manifestou repúdio à decisão do Carrefour e chegou a propor que empresários do setor de hotelaria e alimentação fora do lar promovessem um boicote à empresa. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, expressou preocupação com a ação, que classificou como protecionista.
Na nota divulgada nesta terça, a empresa diz que, na França, o Carrefour é o principal parceiro da agricultura francesa. “Nós adquirimos quase toda a nossa carne francesa exclusivamente na França e continuaremos a fazê-lo. A decisão do Carrefour França não tem a intenção de alterar as regras de um mercado francês que já é amplamente estruturado em torno de cadeias de suprimentos locais. É uma forma legítima de tranquilizar os fazendeiros franceses, que estão no meio de uma grave crise, sobre a sustentabilidade do nosso apoio e de nossas compras locais.”
Sobre a situação fora daquele país, a nota continua: “Do outro lado do Atlântico, adquirimos a grande maioria da nossa carne brasileira no Brasil e continuaremos a fazê-lo. Os mesmos valores de enraizamento e parceria inspiraram nosso relacionamento com o setor agrícola brasileiro por 50 anos. Testemunhamos e apreciamos diariamente seu profissionalismo e comprometimento com a terra e o gado.”
O Carrefour diz, ainda, que lamenta que a comunicação tenha sido percebida como um questionamento da parceria com a agricultura brasileira ou como uma crítica a ela. “Temos orgulho de ser o principal parceiro e um promotor histórico da agricultura brasileira. Melhor do que ninguém, entendemos os padrões seguidos pela carne brasileira, sua alta qualidade e seu sabor. Continuaremos a apoiar e promover as cadeias de suprimentos agrícolas brasileiras, assim como temos feito no Brasil por quase 50 anos. Por meio do nosso crescimento, contribuímos para o desenvolvimento dos produtores agrícolas brasileiros, seguindo uma abordagem consistente de parceria construtiva.”
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